segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Tebaldi revela "aumento tem que ser no fim do ano"

Prefeito Marco Tebaldi Revela sua estratégia para aumentar as tarifas de ônibus em Joinville! Veja no vídeo
http://br.youtube.com/watch?v=yVRGU5LsC2U

Ao som dos gritos dos manifestantes (”Eu quero ação, não quero enrolação”, “vem pra luta vem contra o aumento”), o prefeito Tebaldi revela suas verdadeiras posições - e falta de conhecimento total - sobre a questão do transporte e do aumento da passagem de ônibus.

Pérolas do vídeo:

1.
Financiamento do Passe Livre: o prefeito revela um desconhecimento profundo sobre através de que meios seria financiado o passe livre estudantil. Evidentemente, não será do custo da tarifa, como ele pensa ou quer pensar. O passe livre será financiado por impostos progressivos, pagos pelas parcelas mais ricas da população. Bons exemplos: taxação extra de IPTU em mansões de luxo, bancos, IPVA sobre carros e outras fontes, como estacionamentos e publicidades de ônibus.

2. Queda do número de passageiros: o prefeito julga que a queda no número de passageiros seja por conta dos cidadãos estarem comprando motos e carros à entrada de 1 real (!). Na realidade, segundo o site do IBGE, 39 milhões de pessoas (a população da Argentina inteira ou 72 vezes a população de Joinville multiplicada) são excluídas do transporte coletivo por não poderem pagar. Não acreditamos que todas essas pessoas estejam comprando carros e motos à entrada de 1 real.

3. Aumentos em períodos oportunos: o prefeito Tebaldi tem apenas um “argumento” quando interrogado sobre os aumentos em períodos oportunos (viagens oficiais, férias, carnaval): “Que bobagem, não é assim (…) não tem nada a ver”. Em 2003 aumentou a passagem e foi para a Europa. Em 2004 aumentou em 31 dezembro; em 2006 aumentou no feriado de carnaval; e em 2007 aumentou a taxa de água no período de férias. Sr. Prefeito, como “não tem nada a ver”? A população tem memória.

0 comentários: