segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Notas do AN 03/08

Transporte coletivo
No projeto sobre mobilidade urbana enviado ontem pelo presidente Lula ao Congresso Nacional, está previsto que toda concessão de transporte coletivo terá de passar por licitação. Quem não realizar a concorrência não terá direito a recursos a ser enviados pela União. Além disso, os reajustes das tarifas deverão ser concedidos com base nos índices da inflação e não conforme as planilhas das empresas.

Sem licitação
Em Joinville, nunca foi realizada uma licitação para o transporte coletivo. Quem está no setor foi tendo as concessões renovadas sucessivamente. A atual, renovada em 1998, vence no dia 21 de dezembro de 2013. Os reajustes das tarifas são concedidos conforme as planilhas, como ocorre em todo o País. O projeto do governo federal, para entrar em vigor, precisa ser aprovado pelo Congresso. Como isso leva tempo, é possível que só entre vigor quando a atual concessão de Joinville estiver muito próxima de vencer. E até lá, nada muda.

Confronto

O Movimento Passe Livre (MPL) está indignado com o Coman, o Conselho das Associações de Moradores. O Coman distribuiu panfletos elogiando o fato de a Prefeitura de Joinville não ter autorizado o aumento do ônibus, segundo o movimento, o conselho seria favorável ao reajuste de 6% (metade do percentual pretendido pelas empresas). O MPL não quer um centavo de aumento. Para o movimento, a Prefeitura vai aumentar a passagem somente no final do ano, no período de férias escolares, para evitar manifestações.

Vídeo - Um encontro que discutiu o aumento de ônibus foi parar na internet.

Fonte: http://www.an.com.br/colunistas/2007/ago/03/0jef.jsp

0 comentários: