segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Carta de apoio a fundação Pauli Madi

O Movimento Passe Livre Joinville (MPL), autônomo, independente e apartidário, vêm por meio desta manifestar apoio incondicional à Fundação Pauli Madi e a Pastoral Social da Igreja Católica em sua luta contra o aumento da taxa de água e esgoto. Também repudiamos as calúnias cometidas pelo atual prefeito da cidade contra membros dessas entidades que se dispuseram a colocar-se ao lado do povo, portanto, contra a política de aumentos absurdos da prefeitura.

Apoiamos essa luta porque, em primeiro lugar, ao contrário da nota divulgada pela prefeitura, o assunto não foi “ampla e democraticamente” discutido com a sociedade joinvilense. Foi, na verdade, discutido em gabinetes longe da população e aproveitando-se das festas de final de ano para desmobilizar qualquer tentativa de oposição organizada a mais esse desrespeito. Da parte do MPL, nos lembramos muito bem do ano passado, quando foi usada da mesma tática: aumentou-se a passagem de ônibus em pleno domingo de carnaval. Ora, se realmente os assuntos importantes de nossa cidade são debatidos “ampla e democraticamente” com a população, porque aumentar os diversos serviços públicos (água e transporte) quando essa mesma população está fora da cidade? A nós, só ocorre uma resposta: medo.

Em segundo lugar, apoiamos essa luta porque a água, da mesma forma que o transporte, é um serviço público vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Ao invés de justificar o aumento da taxa de água, a prefeitura deveria buscar meios e alternativas para universalizar o bem natural da água, permitir que todos os joinvilenses possam desfrutar desse direito de forma plena. Indo na exata direção contrária, a prefeitura fala em privatização, em comercializar a água, transformá-la em um negócio lucrativo distante dos interesses da sociedade.

Considerando todas as arbitrariedades da prefeitura, nos colocamos ao lado da população que luta por seus direitos, mesmo não tendo “cores partidárias” como consta na nota da prefeitura numa tentativa desesperada de deslegitimar esse movimento. Estaremos juntos do povo tanto no diálogo quanto em seu direito de fazer valer sua vontade e demonstrar sua soberania: nas ruas.

Movimento Passe Livre Joinville, 24 de janeiro de 2007.

0 comentários: