segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Quinta-feira de passe livre em Florianópolis

Desde a sede do SARCASTiCOcomBR, onde membro da equipe gravava áudio da manifestação da janela, até nas ruas, o restante cobria in loco o Ato Público contra o aumento da tarifa nas ruas da cidade de Florianópolis. Para quem achava que era fogo de palha, desde a formação discreta nas primeiras semanas de maio, onde ocorreram a passeata da Via Campesina no dia 23, paralisações de servidores públicos e debates do Comitê contra as reformas universitárias, este ato representou novamente a primeira quinta-feira de várias que se seguirão. Lembrando que dos anos anteriores (2003, 2004 e 2005) todas as atividades do Movimento Passe-Livre iniciaram numa quinta-feira.

Desta vez, a manifestação pela redução da tarifa dos ônibus voltou às ruas de Florianópolis-SC, aproximadamente às 18:30h fechando o trajeto ao TICEN (Terminal de Integração do Centro) com cerca de 300 manifestantes. A tropa de choque, em número equivalente, portava o arsenal comum (equipe GRT e Operações Táticas) e especialmente mulheres como um novo ingrediente, talvez pela rara intenção da polícia querer dialogar.

A manifestação percorreu aleatoriamente as ruas do centro velho, dando dificuldades à locomoção dos PMs que se atrapalhavam com as rotas indefinidas. Na parada em frente à FAED-UDESC, onde nosso repórter assistia da janela a movimentação, a nossa equipe tentou furar o bloqueio policial para ter acesso às escadarias da faculdade, onde foi impedido por um PM sem identificação. Ao responder a pergunta de por que estavam trancando a faculdade, que é pública, respondeu em alto tom, que tinha ordens para estar aí e ninguém deveria sair ou entrar. Como a atitude do comandante foi mais compreensível, permitiu-nos o acesso mais tarde.

Da janela, a manifestação era cortejada (hein?) por muitos soldados e seus capacetes descendo a rua Saldanha Marinho, em frente ao prédio da Faculdade de Educação (FAED). No áudio, podemos ouvir: “Vem pra luta, vem”, “Da janela não, a luta é no chão”.

De volta ao TICEN, a passeata pacífica retorna com o espírito de 2005, convocando a população de Florianópolis a se juntar nas ruas e anunciando novas manifestaçõs no decorrer dos próximos dias.

DSC00312.jpg DSC00339.jpg

FONTE: http://www.sarcastico.com.br/

0 comentários: