sábado, 5 de junho de 2010

O que é Tarifa Zero?


Tarifa zero é o meio mais prático e efetivo de assegurar o direito de ir e vir de toda população nas cidades. Essa idéia tem como fundamento o entendimento de que o transporte é um serviço público essencial, direito fundamental que assegura o acesso das pessoas aos demais direitos fundamentais, como a saúde e a educação.

Com o crescimento sem planejamento das cidades, o acesso à saúde, à educação, ao lazer, ao trabalho, entre tantos outros, ficou extremamente complicado, custando além de muito dinheiro, várias horas do nosso dia. Nas grandes cidades os deslocamentos são uma necessidade diária, pois sem eles a vida social ficaria inviabilizada.

Nos locais mais distantes dos grandes centros, o acesso aos direitos fundamentais só pode ser concretizado através do transporte coletivo. E para assegurar que o conjunto da população possa desfrutar desses direitos, o transporte precisa ser público e gratuito. Caso contrário, as pessoas que não tem dinheiro para pagar a tarifa não poderão chegar aos seus destinos e exercer os seus direitos.

A tarifa zero será feita através de um Fundo de Transportes, que utilizará recursos arrecadados em escala progressiva, ou seja: quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos, e quem não pode, não paga. Por exemplo: o IPTU de bancos, grandes empreendimentos, mansões, hotéis, resorts, shoppings etc., será aumentado proporcionalmente, para que os setores mais ricos das cidades contribuam de maneira adequada, distribuindo renda e garantindo a existência de um sistema de transportes verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, acessível a toda a população, sem exclusão social.

saiba mais:

Tarifa Zero! A realidade possível

Quase vinte anos depois: entrevista de Lúcio Gregori cedida para Daniel Guimarães Tertschitsch, publicada em Carta Capital

Direito à cidade: mobilidade urbana e tarifa zero

Tarifa não precisa pagar custo do transporte

Projeto Tarifa Zero / Municipalização

Palestra de Lúcio Gregori no 3º Encontro Nacional do Movimento Passe Livre

Tarifa zero em Hasselt, Bélgica

A tarifa zero e a municipalização do transporte coletivo

Diálogos - entrevista em vídeo com Lúcio Gregori


fonte: http://tarifazero.org/tarifazero/

0 comentários: