quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Até Tebaldi entra na dança

Protesto no 7 de Setembro lembra R$ 35 mil que, segundo o MP, prefeito recebeu como propina

Ao ritmo do “Funk do Tebaldi”, manifestantes encerraram o desfile cívico de 7 de Setembro mostrando, de forma irreverente, insatisfação com as políticas públicas e com os governantes do município.

Mas o ponto principal ficou por conta dos protestos contra os atos de corrupção, denunciados pelo Ministério Público, contra o tucano Marco Tebaldi. O prefeito, que não compareceu no desfile, foi representado por um jovem que vestia uma máscara com seu rosto e ficava, entre os presentes, ostentando seu “Checão” e conversando com quem assistia ao desfile: “Olha só o que fiz. Passei a perna em vocês com o meu cheque e ainda, de quebra aprovei o aumento da passagem e continuo intocável. Se falarem, procuro uma desculpa que vocês vão engolir”, brincava o personagem que, acompanhado de Gebaili – outro manifestante fantasiado, parou em frente ao palanque de autoridades e apresentou a coreografia, muito bem ensaiada, ao som do funk.

O ato foi organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) juntamente com outras entidades que participam do Comitê de Defesa do Serviço Público, como grêmios estudantis, associações de moradores, centros acadêmicos entre outros. A principal bandeira do movimento é o transporte coletivo na cidade, mas acredita que essa causa não está desassociada de outras lutas históricas como contra a injustiça e a corrupção e a dignidade no setor público. Um dos representantes do movimento afirma: “A administração municipal passa por cima dos interesses da população e age sem ouvir as entidades e organizações populares. Nossa principal campanha é o ‘Nenhum centavo a mais’ contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, pois acreditamos ser inconstitucional e que a população não foi ouvida nesta decisão”, afirma o estudante.

O MPL em Joinville surgiu em 2005, inspirados nas ações do movimento contra o aumento de tarifas de Florianópolis. Desde então, o coletivo vem marcando presença nos desfiles de carnaval e de 7 de Setembro na cidade, além de promover ações, debates, mostra de vídeos e outras atividades visando à conscientização e à formação política da população. “Nosso movimento é baseado em quatro princípios básicos: independência, apartidarismo, horizontalidade e decisões por consenso. Os participantes são, na maioria, estudantes de ensino médio e superior, público e privado, mostrando ser um movimento plural e diversificado”, diz um dos represen

O Grito dos Excluídos

QO bloco estava na programação do desfile dentro do bloco Grito dos Excluídos, com manifestações que aconteceram durante o Dia da Independência em todo o país.
Realizado pela primeira vez em 1995, o Grito dos Excluídos tem como objetivo apontar e lutar contra a corrupção e a exclusão social, além de manifestar o descontentamento com os políticos e a forma como vem sendo tratadas as denúncias na política brasileira.
A manifestação deste ano teve como tema as privatizações de setores públicos como água e energia. Trazendo palavras de ordem como: “Só comemora independência com justiça social” ou “Água e energia não são mercadoria”, o protesto reuniu cerca de 212 mil pessoas em todo país, segundo os organizadores do evento.

Fonte: http://www.gazetadejoinville.com.br/geral_156-2.html

0 comentários: