quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nota de Apoio a Luta dos Moradores do Bairro Jardim Sofia

Nós do Movimento Passe Livre Joinville, viemos a publico, por meio desta nota, prestar nossa solidariedade à luta dos Moradores e da Associação de Moradores do Bairro Jardim Sofia. Luta essa, pelo direito que esses moradores resolveram tomar em suas mãos. O direito de (re)construir a cidade e suas vidas.

Suas reivindicações são simples. Apenas o cumprimento do que já foi aprovado no Orçamento Participativo, em 2009 e 2010 e mais algumas obras para o bairro, como asfaltamento de algumas ruas e criação de ciclovias.

Do poder público, vieram apenas desculpas com novos prazos lá para frente. Desculpas, muitas dessas técnicas, semelhantes às desculpas usadas nos problemas do transporte coletivo, como se os problemas políticos de uma cidade fossem apenas de ordem técnica. Lembramos que esses prazos adiados são prazos que já não foram cumpridos, conforme a Associação de Moradores nos mostrou com documentos assinados pelo poder público.

Uma das reivindicações nos chama a atenção, pela desculpa extremamente esfarrapada da Prefeitura para o não cumprimento da obra. Trata-se da construção de uma praça de lazer para o bairro. Os moradores viram, através do Orçamento Participativo, a condição de recursos para obter esse espaço de lazer e aprovaram já em 2009 a sua construção. Porém, nada foi feito durante todo o ano de 2010. E o mais incrível é que a Prefeitura disse, quando questionada, que a obra começaria em Dezembro do ano passado, mas por causa da chuva, não foi possível. A pergunta que fazemos é, por que se deixou para começar a obra só em Dezembro? Por que no último mês do ano, em que a obra deveria ser entregue? A chuva foi o fator impossibilitou a realização da obra? Ou foi uma desculpa que caiu dos céus para a Prefeitura se livrar da responsabilidade?

Nós do Movimento Passe Livre estivemos presente na manifestação que ocorreu no bairro e na seção pública na câmara dos vereadores, prestando nosso singelo apoio aos moradores do bairro. Apoio esse que passa das palavras e se transforma em luta, lado a lado com os moradores em suas atividades públicas.

Finalizamos dizendo que não descansaremos, e estaremos juntos até suas reivindicações serem atendidas. E não só estaremos ao lado dos moradores do Jardim Sofia, mas sim de todos os que lutam pelos seus direitos em Joinville. Cidade essa, que insistem em dizer ser pacata e desinteressada, mas que a prática de seus habitantes vem, dia após dia, provando que esse é um discurso mentiroso propagado pela elite dessa cidade.

Movimento Passe Livre em Solidariedade de Luta,

Joinville, 23 Abril de 2011.

0 comentários: