domingo, 17 de agosto de 2008

Passe Livre nos jornais

Mais uma vez, o tema passe livre está em debate nas seções de cartas dos jornais. A última, publicada em A Notícia, está disponível também aqui.

"O leitor Renni Schoenberger comete equívocos em carta publicada no dia 10/8. Há movimentos sociais, como o Movimento Passe Livre, que existem para além das eleições, com uma estrutura apartidária, cujas reivindicações, além do passe livre, envolvem propostas de desmercantilização do transporte. Os recursos para o financiamento do passe livre são claramente apontados: virão de impostos progressivos (por exemplo, IPTU maior para mansões de luxo e terrenos desocupados) e arrecadação em publicidade de bussdoors. O dinheiro das multas de trânsito e de auditorias nas empresas de transporte para a verificação dos lucros também seria revertido em favor desse direito. Portanto, é lamentável a afirmação de que o passe livre será financiado pelos trabalhadores. O passe livre é a maneira de garantir à juventude o direito à educação, à cultura, ao trabalho e ao lazer, além de iniciar uma importante redistribuição de renda, tributando ricos em favor da maioria da população e ajudar no caminho de uma sociedade mais igualitária".

Hernandez Vivan Eichenberger
Joinville

sábado, 9 de agosto de 2008

Candidatos falam sobre transporte coletivo

Os candidatos a prefeitura de Joinville defenderam suas posições sobre o transporte coletivo, na edição de sábado do jornal A Notícia. A pergunta foi formulada por um leitor: "O que vai fazer para melhorar o transporte coletivo de Joinville?". Abaixo, reproduzimos e comentamos as propostas dos candidatos.

Carlito Merss (PT)
"Vamos incentivar o uso do transporte coletivo com a redução da tarifa por meio da desoneração tributária da planilha, de subsídio ao óleo diesel e do incentivo para o uso do sistema, estimular o uso de combustíveis alternativos, como o biocombustível e o gás natural e ampliar a frota de articulados, reduzindo custos operacionais e aumentando a capacidade de transporte."
A opinião do Passe Livre: A desoneração tributária não é uma boa saída para o transporte, pois é um paliativo que vai mater o preço da tarifa "pagável" e dar mais tempo para as empresas do setor lucrarem em cima da população.


Darci de Matos (DEM)

"Joinville tem um dos melhores sistemas de transporte coletivo do
Brasil. É eficiente, limpo e moderno. E para melhorar ainda mais, é preciso atrair mais investimentos, colocar mais ônibus nas ruas, dar mais conforto para o usuário e oferecer mais facilidades para o acesso a este tipo de transporte. Isso eu vou garantir para a população"
A opinião do Passe Livre: Darci de Matos realmente nunca deve ter andado de ônibus em Joinville. Ônibus lotado jamais poderá ser eficiente, limpo e moderno.


Kennedy Nunes (PP)
Vamos, em nosso governo, implantar o sistema metrô de superfície,
iniciando com uma linha que ligará o PA da Zona Sul ao terminal da
Zona Norte. Para os usuários de ônibus trabalharemos na bilhetagem temporal, dando uma flexibilidade de conexões, sem a obrigatoriedade de entrar nos terminais. O sistema atual permite que essa medida seja implantada imediatamente.
A opinião do Passe Livre: A proposta de bilhetagem temporal (como o bilhete único em São Paulo) pode ser uma melhora significativa, mas não deixa de ser um paliativo para o problema principal: o preço da tarifa.


Mauro Mariani (PMDB)
O transporte coletivo é a saída para evitarmos o caos no trânsito. Vamos rever o sistema, fortalecendo a presença da Prefeitura na gestão em favor dos usuários. A infraestrutura da cidade está ligada ao transporte coletivo. Serão necessárias obras para viabilizar a fluidez do tráfego, com ciclovias, abrigos com informações corretas de horários, mais e melhores ônibus.
A opinião do Passe Livre: Quando Mariani fala em "rever o sistema, fortalecendo a presença da Prefeitura", pode estar discursando a favor de um controle mais rígido sobre Gidion e Transtusa. Difícil acreditar.



Rodrigo Bornholdt (PDT)
Fui o primeiro a falar do metrô de superfície, o veículo leve sobre trilhos, que é uma das principais propostas. Vamos investir nas linhas diametrais, mudar os corredores de ônibus, alterar a bilhetagem para que o passageiro possa sair do terminal durante determinado tempo e atender aos jovens, definindo criteriosamente o passe livre para estudantes.
A opinião do Passe Livre: Rodrigo fala em passe livre, mas não diz necessariamente quais são os critérios e como pretende financiá-lo.


Rogério Novaes (PV)
Um ponto importante é mudar o conceito, fazendo a circulação principal pelo anél viário.O terminal central deixa de ser necessário e as pessoas passam a ter acesso a um sistema ágil. A passagem passará a ter preço único. O preço cairá em pelo menos 12%, recuando para R$ 1,80 ainda que o município tenha que contribuir na composição de custo.
A opinião do Passe Livre: Novaes fala em subsidiar a tarifa, para que ela fique na casa dos R$ 1,80. Claro, uma tarifa mais barata sempre é bom, mas se há a disposição de subsidiar a tarifa, porque não assumir de vez o sistema?

Líder da Comam quer passe-esmola

O senhor Reinaldo Gonçalves, nosso já conhecido líder do Conselho Municipal das Associações de Moradores (Comam), enviou carta ao jornal Notícias do dia para rebater nossa proposta de municipalização do transporte coletivo, defendo o passe-esmola (ver imagem). Na carta, Reinaldo diz que representa 100 associações de moradores da cidade.

A opinião de Reinaldo - ex-funcionário do gabinete do prefeito e filiado ao PSDB - também foi publicada na coluna de Jefferson Saavedra (ver aqui) para a qual enviamos um e-mail. Reproduzimos abaixo a nota na coluna do jornalista e também o e-mail que enviamos ao mesmo.

"PASSE - Reinaldo Gonçalves, do Conselho Municipal das Associações de Moradores, está irritado com as promessas de passe livre. "Passe livre sim, mas para estudantes pobres", diz ele."

E-mail enviado ao Saavedra

"O senhor Reinaldo Gonçalves, da Comam, referido na coluna AN.Portal de hoje (05/08), trabalhava no gabinete do prefeito Marco Tebaldi (PSDB). Foi demitido quando, misteriosamente, bancou sozinho diversos outdoors acusando um político de ser favorável ao aborto.

O senhor Reinaldo é filiado ao PSDB.

O senhor Reinaldo, durante o último aumento de tarifa (26/08/2007) afirmou que mais de 60 associações de moradores aprovaram o aumento de 6% na tarifa, em uma reunião no gabinete do prefeito. A prefeitura até fez uma notícia em seu site. Até hoje, nenhuma imagem desse suposto encontro apareceu na imprensa. Nenhuma.

O que nós queremos é a criação de um Fundo Municipal de Transporte Coletivo (FMTC), com verbas direcionadas para bancar os custos do passe livre. A única maneira disto acontecer é através da municipalização dos transportes. Multas de trânsito, IPTU progressivo, arrecadação de publicidade em bussdoor, entre dotações próprias, vão financiar esse direito assegurado em 105 cidades do Brasil.

O senhor Reinaldo quer passe livre para "estudante pobre". Não quer mexer no terreno podre das concessionárias, há 40 anos na cidade sem nunca terem passado por licitação.

O senhor Reinaldo não vê o passe livre como direito.

O que o senhor Reinaldo quer é o passe-esmola".

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Candidato do PDT promete "abrir caixa preta do transporte"


Ainda sobre os candidatos as eleições 2008. Depois de Rodrigo Bornholdt (PDT) prometer passe livre estudantil, um dos seus candidatos a vereador, Charles Henrique, promete "abrir a caixa-preta do transporte coletivo". O registro da promessa está no Youtube.

"O vereador deve cobrar, deve abrir a caixa-preta do transporte coletivo (...) Não digo que vou mudar de uma hora para outra as empresas, mas sim cobrar o serviço eficiente com o verdadeiro valor que você paga na pasagem", diz o candidato, no vídeo.

Reafirmamos a toda militância do Movimento Passe Livre: as promessas virão, independente do partido ou candidato. E só o tempo vai dizer se são ou não vazias.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Candidatos prometem passe livre

Os candidatos a vereador Adilson Mariano, Edinho Negão e Moacir Nazário (todos do PT),além do candidato a prefeito Rodrigo Bornholdt (PDT) estão prometendo ações para concretizar o passe livre estudantil em Joinville.

Mariano já propôs o projeto do passe livre duas vezes. Atualização 9/08/2009: Como bem lembrou H., o projeto previa que o financiamento do passe livre saísse dos próprios lucros das empresas de transporte.

O Movimento Passe Livre reforça que está coletando assinaturas para uma lei popular do passe livre, como alternativa para dar força ao projeto, fazer uma discussão com a comunidade e reafirmar o caráter popular do passe livre e do movimento.

Nos vemos nas ruas!

Saiu no A Notícia

Uma tímida nota sobre a carta que o Movimento Passe Livre enviou à imprensa saiu na coluna AN Portal, de Jefferson Saavedra, na edição de hoje (4 de agosto). Ao invés de esclarecer que o movimento é apartidário, como mostra a carta enviada ao Notícias do Dia, a nota apenas constata que o movimento quer também a municipalização do transporte coletivo de Joinville. Tampouco, revela ao leitor joinvilense que já existem 105 cidades com passe livre no país.
Abaixo, a íntegra da nota, ou se preferir, clique aqui.

"TRANSPORTE - Não é só passe livre para os estudantes a bandeira do Movimento Passe Livre. O grupo acha que o benefício só será possível com a municipalização do transporte coletivo."

domingo, 3 de agosto de 2008

Passe Livre participa de audiência pública


O Movimento Passe Livre participou da audiência pública que debateu os corredores de ônibus instalados rcentemente nas ruas João Colin e Blumenau. O plenário da Câmara estava lotado, e dois grupos dividiam o local: um, a favor dos corredores, e outro, contrário.

Um militante do Passe Livre utilizou a palavra livre para reiterar que o Movimento é favorável a ações que melhorem o transporte coletivo. Entretanto, do jeito que foi realizado, a ação da prefeitura, além de eleitoreira, beneficia apenas as empresas de transporte coletivo, que terão redução nos custos sem repassar esses valores para a tarifa de ônibus.

Saiu no Notícias do dia


Saiu no Notícias do dia do último fim de semana (2 e 3 de agosto). Após o candidato a prefeito Rodrigo Bornholdt (PDT) prometer o passe livre para estudantes, o movimento decidiu enviar uma carta à imprensa, pois vários políticos estão prometendo ações relacionadas ao passe livre estudantil. Clique na imagem ou leia a carta na íntegra abaixo.

"Ficamos muito contentes com a volta do tema passe livre às páginas dos jornais da cidade. Não é surpresa para nós que os candidatos, afoitos por conseguir mais votos, prometam que vão lutar pelo por esse direito, garantido em 105 cidades do Brasil.

Na onda eleitoral, até Edilson Nunes (P-Sol) afirmou que fez parte do movimento e que apoiava a causa. Rodrigo Bornholdt (PDT) prometeu passe livre para estudantes. Três candidatos a vereador do PT prometem fazer uma lei do passe livre.

Voltamos a afirmar, o Movimento Passe Livre é um movimento apartidário, sem amarras com políticos e legendas. Nem Edilson, nem P-Sol, nem PT,nem PDT,nenhum deles participa, opina ou coordena nossas ações.

O passe livre não poderá acarretar aumento na tarifa dos outros usuários. E a única maneira disto acontecer é através da municipalização dos transportes. O passe livre será pago com verbas específicas, como multas de trânsito, IPTU progressivo, arrecadação de publicidade em bussdoor, e assim por diante.

Santa Catarina deveria seguir o exemplo do Rio de Janeiro, onde os estudantes de todo o estado tem o direito ao passe livre."