Em um momento de "consciência" sobre o problema do transporte coletivo, os vereadores de Joinville aprovaram uma moção de apoio ao deputado estadual Darci de Matos (DEM, ex-PFL). Os elogios feitos a Darci se devem por conta de um projeto de lei na Assembléia Legislativa que deixa de cobrar os impostos sobre o óleo diesel nas empresas de transporte coletivo de Santa Catarina. A idéia de Darci é baixar as tarifas com a isenção de impostos.
Além de dar uma folga aos empresários no quesito impostos, Darci quer ficar com uma boa imagem com a população mais pobre. Afinal de contas, ele é candidato declarado à prefeitura de Joinville. Darci declarou que, com a medida, as tarifas poderão ser reduzidas em cinco centavos.
Por conta desta "grande contribuição" para o bolso de querm paga ônibus, os vereadores joinvilenses fizeram uma rasgação de seda ao futuro candidato na sessão de ontem na Câmara. A idéia de homenagear o nobre deputado veio da pessoa mais cotada para ser o vice na chapa de Darci, o presidente da Câmara, Fábio Dalonso (PSDB).
Zulmar Valverde (DEM), do mesmo partido de Darci, descobriu ontem, por acaso, que milhões de pessoas não conseguem ter acesso ao transporte coletivo no Brasil. “É preciso chamar a atenção dos governos para a redução e isenção de impostos”, conpletou sabiamente. Outro vereador que foi na onda foi João Luiz Sdrigotti (PMDB). "A classe operária fica impedida de utilizar os ônibus". Outra novidade.
Sdrigotti disse que são necessárias outras isenções como a do IPVA, na compra do combustível para baratear o valor do transporte coletivo. O vereador Odir Nunes (DEM) elogiou a frota de ônibus de Joinville e afirmou que o projeto tem visão voltada para o social. Já Adilson Mariano (PT) criticou a iniciativa e disse que, desta forma, o governo estará financiando o lucro dos empresários.
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A opinião do Movimento Passe Livre
Isentar empresas ricas e poderosas dos impostos que elas devem pagar não é a maneira mais correta de baixar a tarifa. Caso o projeto de Darci de Matos seja aprovado, irão acontecer algumas situações:
1) O governo terá menos dinheiro para investir em saúde, educação, segurança e outros serviços básicos, o que é prejudicial.
2) Empresas que nadam em dinheiro e exploram o sistema de transporte coletivo ganharão mais fôlego para continuar tendo lucros altíssimos e ainda ficar de boazinhas na história.
3) Poderá ser retirado cinco centavos das tarifas atuais. Em Joinville, isso significa passar de R$ 2,05 para R$ 2,00. Não é grande coisa para o usuário, mas para o empresário, é a garantia de muito dinheiro.
O que deve ser feito
Ao invés de financiar o lucro das empresas, o governo deve financiar a tarifa de quem precisa pegar ônibus.
O governo deveria criar mais impostos sobre a parte mais rica da população. Bancos e mansões de luxo poderiam sofrer um grande aumento no IPTU. Carros de luxo também poderiam ter mais impostos. Tudo isso, junto ao dinheiro de multas e outras cobranças, poderiam criar um fundo municipal de transportes.
Com esse dinheiro, o governo poderá financiar o passe livre para a população garantir um transporte coletivo público de verdade, fora da iniciativa privada.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Darci de Matos quer isentar empresas de transporte de impostos
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