Não podendo ser diferente, o MPL é contra a retirada do benefício de passe livre para os idosos entre 60 e 64 anos.
Não consideramos tal benefício uma conquista ou uma melhoria no sistema, mas sim uma pequena ajuda merecida a esse setor da população.
A gratuidade na tarifa é uma condição para termos um sistema democrático, mas no atual sistema – de exploração, de monopólio, de exclusão –, sempre que algum setor da sociedade for contemplado com o direito de ir e vir, certamente essa gratuidade estará com seus dias contados, pois quem controla o transporte tem também poder para barrar qualquer coisa que venha a diminuir seus lucros. Dói no nosso bolso, mas também no dos empresários, só que eles mandam, nós somos reféns. A prefeitura não está isenta, pois, embora seja favorável a gratuidade, é conivente e legitima o atual sistema de exploração.
A retirada do benefício não espanta o MPL, pois lutamos pelo passe livre, mas, sabemos que, assim como a gratuidade para os idosos, ele só será possível com uma transformação estrutural no sistema: sem empresas privadas. Controlado por uma empresa pública de transporte, com tarifa zero para toda a população.
Não consideramos tal benefício uma conquista ou uma melhoria no sistema, mas sim uma pequena ajuda merecida a esse setor da população.
A gratuidade na tarifa é uma condição para termos um sistema democrático, mas no atual sistema – de exploração, de monopólio, de exclusão –, sempre que algum setor da sociedade for contemplado com o direito de ir e vir, certamente essa gratuidade estará com seus dias contados, pois quem controla o transporte tem também poder para barrar qualquer coisa que venha a diminuir seus lucros. Dói no nosso bolso, mas também no dos empresários, só que eles mandam, nós somos reféns. A prefeitura não está isenta, pois, embora seja favorável a gratuidade, é conivente e legitima o atual sistema de exploração.
A retirada do benefício não espanta o MPL, pois lutamos pelo passe livre, mas, sabemos que, assim como a gratuidade para os idosos, ele só será possível com uma transformação estrutural no sistema: sem empresas privadas. Controlado por uma empresa pública de transporte, com tarifa zero para toda a população.
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