sábado, 28 de dezembro de 2013

Manifestação pelo transporte público! Fora aumento! Fora Gidion e Transtusa


No dia 8 de janeiro completam-se quinze anos desde a última renovação dos contratos das empresas Gidion e Transtusa (a última foi feita, desrespeitando a Constituição e a Lei de Concessões, por Luiz Henrique da Silveira em 1999).

Nesse meio tempo, no entanto, muitas coisas aconteceram. Em 2003 mais de cinco mil pessoas em Joinville foram às ruas contra o aumento da tarifa de ônibus. O Movimento Passe Livre surgiu e as manifestações tornaram-se cotidianas. Em 2013, no Brasil todo, a população foi às ruas reclamar por melhores condições de transporte.

Desde 1999 sabia-se que os atuais contratos terminariam e seria necessária uma licitação. As manifestações apontam no sentido de uma transformação do transporte – de privado, como é hoje, para público. O atual governo esperou que o prazo se acabasse para retomar o debate sobre a licitação. Udo Döhler anunciou que renovará – de modo identicamente ilegal a Luiz Henrique da Silveira – os contratos por mais 180 dias.

A tendência, dada suas ligações históricas com a Associação Comercial e Industrial de Joinville, é que Udo Döhler favoreça o transporte coletivo privado. Nós do MPL acreditamos que esse é um modelo esgotado que já comprovou seu fracasso em prover mobilidade de qualidade.

No dia 8 de janeiro iremos realizar manifestação, com concentração às 18h na Praça da Bandeira. Essa manifestação tem como objetivo reiniciar o debate em torno da licitação do transporte segundo a necessidade de uma transformação real do transporte e não meramente melhorias aparentes.

Estamos diante de um momento importante em nossas vidas: ou aproveitamos essa chance para impormos, por meio da organização popular, um modelo de transporte capaz de satisfazer nossas necessidades – e esse modelo se chama Tarifa Zero – ou então teremos mais transporte privado, com tarifa cara e qualidade ruim por mais 15 anos (tempo provável da nova licitação).

Convidamos todas as pessoas a comparecerem no dia 8. O ano de 2014 será um ano decisivo na questão do transporte em Joinville.


Movimento Passe Livre, 28 de dezembro de 2013.

1 comentários:

Prosa & Verso disse...

VOCÊS JÁ PERCEBERAM QUE OS PARLAMENTARES GOZAM DE "TARIFA ZERO"? (CARROS ALUGADOS COM MOTORISTAS PARTICULARES PAGOS POR NÓS).