quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NOTA SOBRE A MANIFESTAÇÃO DE QUARTA-FEIRA (14/08)




 A manifestação de ontem (14/08) demonstrou a força construída em torno do debate do transporte público na cidade de Joinville, que, diga-se de passagem, não é recente, mas tem um histórico de mais de dez anos.

Mostrou também como a união de pessoas engajadas e com debates políticos consistentes são capazes de fazer ecoar suas vozes aos ouvidos dos "patrões" da cidade, evidenciando que existe um lado da sociedade que é excluída e que tem que ser considerada em todos os seus aspectos humanos e sociais.

Lutando pela Tarifa Zero os participantes seguiram fechando ruas, em protesto, dirigindo-se ao prédio da Sociedade Harmonia Lyra, onde se encontrava em reunião o Conselho da Cidade [ver exposição de motivos sobre a não participação do MPL na nota lançada à época da conferência da cidade em Carta aberta sobre a Conferência].

A série de promessas desfeitas do governo municipal demonstra a inexistência de vontade política em mudar a atual exploração, no pior sentido da palavra, do transporte coletivo. Portanto, o movimento volta a fazer exigências imediatas ao poder público, através da Carta de reivindicações deste ato.

Um dos conselheiros, e também proprietário do prédio onde acontecia o encontro em questão, não satisfeito em insultar constantemente os manifestantes, nos acusou, sem qualquer prova ou conhecimento da veracidade dos fatos, que nós teríamos quebrado umas das portas de entrada.
Na sequência, seguimos em manifestação novamente, em direção ao terminal central, e os manifestantes realizaram um catracaço, voltando com Tarifa Zero para suas casas.
 

Movimento Passe Livre, 15 de agosto de 2013.


0 comentários: