terça-feira, 27 de agosto de 2013

Carta de reivindicações do ato do dia 14

O Movimento Passe Livre Joinville, reunido em manifestação no dia 14 de agosto, vêm reivindicar a instalação de uma empresa pública de transporte com tarifa zero.
            O atual governo municipal não demonstrou nenhuma vontade política em modificar o transporte desde a conversa com os movimentos sociais no dia 1º de julho. Não ofereceu quaisquer datas para as audiências públicas a respeito da licitação. Quanto aos contratos da Gidion/Transtusa que irão terminar em janeiro de 2014 a única garantia é que serão provisoriamente renovados. A mensagem é clara: nenhuma mudança e permanência do transporte privado.
            As jornadas de junho conduzidas pelo povo brasileiro demonstraram nossa capacidade de mobilização e força. Paulínia, no interior de São Paulo, compreendeu as vozes das ruas e desde o dia 1º de agosto a tarifa é zero nessa localidade.
            O atual transporte coletivo em Joinville é de baixa qualidade e extremamente caro. Explora a população há mais de 45 anos, perde usuários anualmente e tem como característica uma gestão antidemocrática. É um transporte fracassado. O MPL se põe como um dos agentes para a modificação dessa situação. Por isso, reivindicamos:

- Retomada do debate em torno da licitação do transporte, não para referendar o transporte privado, mas sim no sentido da implantação do transporte com tarifa zero;
- Início do processo que conduzirá à formação de uma empresa pública de transporte;
- Solidariedade à manifestação que ocorre simultaneamente em São Paulo sobre os desvios de mais de 570 milhões de reais das obras que envolvem o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Por essas razões estamos nas ruas, lugar do qual nunca saímos e jamais sairemos enquanto não conquistarmos uma vida sem catracas.

Movimento Passe Livre Joinville, 14 de agosto de 2013

0 comentários: