sábado, 27 de julho de 2013

Relato da exibição do documentário IMPASSE.

Em continuidade à luta por um transporte público, gratuito e de qualidade, o MPL organizou uma exibição do documentário Impasse, que relata as lutas pelo transporte e a truculência da polícia e do Estado em Florianópolis no ano de 2010, seguido de um debate com as pessoas que têm interesse pela luta.
Cerca de 25 pessoas compareceram ao Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz na noite desta quarta-feira, e desenvolveram a conversa sobre os papéis que estão presentes na luta pelo transporte: de um lado, a população, representada por pessoas de várias classes sociais, afetadas e segregadas pela exploração do transporte coletivo pelas mãos privadas; e, do outro, o Estado com todo o aparato policial, defendendo os interesses econômicos dos grandes empresários dos transportes.
O debate apontou também para a ênfase em que o MPL e a Frente de Luta pelo Transporte em Joinville apoiam outros movimentos sociais, que travam suas lutas em outras pautas, como saúde e habitação; e sobre como o transporte se mostra um direito transversal aos demais. Ou seja: o transporte concede acesso aos direitos sociais do cidadão. E é esta a luta que se perpetua através destas ações.



Por uma vida sem catracas! 
Movimento Passe Livre Joinville, 27 de julho de 2013

0 comentários: