segunda-feira, 22 de julho de 2013

Discussão política sobre a formação de Joinville



Como atividade preparatória para a manifestação do dia 14 de agosto, o Movimento Passe Livre Joinville realizará uma discussão política em torno da questão da formação sócio espacial da cidade de Joinville.

Para tanto, iremos nos encontrar no dia 9 de agosto, sexta-feira, às 18:30h, no Centro de Direitos Humanos a fim de discutir dois textos. O primeiro deles é do historiador Dilney Cunha e se chama “Mito e Realidade sobre a gênese e desenvolvimento da cidade”. O texto busca traçar os primeiros momentos da colonização em Joinville desfazendo vários preconceitos que rondam os inícios da formação da cidade. O outro texto são extratos da dissertação de mestrado “A produção do espaço urbano e os loteamentos na cidade de Joinville (SC) – 1949/1996” do geógrafo Naum Alves Santana. O texto visa reconstituir o processo de ocupação do espaço urbano nos anos citados.

Em um momento em que as lutas por transporte e também moradia (por exemplo o Juquiá na zona sul de Joinville) aparecem com muita força, é interessante compreender o modo pelo qual Joinville foi construída e quem hegemonizou esse processo que hoje apresenta, cada vez mais, toda sua fragilidade. Compreender a cidade é um passo importante para que possamos transforma-la.

Os textos podem ser baixados aqui. A atividade é aberta e franca: convide todas as pessoas interessadas. A leitura dos textos é obrigatória.

Movimento Passe Livre Joinville, 22 de julho de 2013

1 comentários:

Anônimo disse...

Como é que eu faço para baixar os textos? Não estou conseguindo..