quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nota em repudio ao oportunismo conservador nas mobilizações populares

De baixo e à esquerda


Nas ultimas semanas, protestos contra os aumentos das tarifas e questionando o transporte coletivo ganharam força nas ruas, em todo o país. Tendo grande destaque a brutalidade irracional da Policia Militar contra os manifestantes, em diversas cidades como Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, com maior repercussão em São Paulo. Após essas diversas semanas de luta, e diversas de demonstração de solidariedade de diversas cidades, ontem, São Paulo e Rio de Janeiro revogaram os aumentos de tarifa.

Porém ao mesmo tempo em que o povo saiu as ruas reivindicando suas pautas, debatendo a questão do transporte coletivo em todo o pais, a direita conversadora, com seus meios de comunicação, tenta desvirtuar as pautas dos movimentos, falando que as manifestações não tem uma pauta especifica, numa clara tentativa de fazer com que o movimento perca seu foco nacionalmente, e consequentemente sua força. Esse discurso tem eco em um setor da classe média conversadora.

Joinville esta dentro desse processo nacional, uma manifestação foi chamada com pautas especificas: solidariedade à luta travada contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo, contra a repressão promovida pelos governos e pela reabertura do processo licitatório do transporte em Joinville, a fim de que o acúmulo dos movimentos sociais – o transporte verdadeiramente público – seja a alternativa a esse transporte privado, caro, de péssima qualidade e sem nenhum controle popular.

Diversas pessoas nesses últimos dias tem trabalhado nas redes sociais para desvirtuar e confundir qual a real pauta da manifestação, buscando diluir todo movimento nacional. Nós do MPL desde o começo alertamos, a generalização só servirá para enfraquecer o movimento do povo, e fortalecer os de cima, os donos de poder, além da direita que já mostra suas garras em discursos conservadores, que inclusive hoje começa a criminalizar os que lutam e são reprimidos.

Hoje o povo de Joinville irá sair às ruas. Porém existem diversas pautas, muitas delas contraditórias, que hoje estarão na praça. Nós do MPL sairemos com um Bloco com os de baixo e à esquerda. Convocamos todos os movimentos sociais, entidades, organizações, movimento hip-hop, estudantes secundaristas e universitários, trabalhadores, as periferias, enfim, todos que realmente se identificam enquanto povo, com os de baixo, venham se somar ao Bloco de Esquerda!

Agora não é momento de vacilação. Temos que ter clareza de nossos objetivos, e maior clareza ainda com o que a direita quer com o movimento do povo. É o momento de avançarmos enquanto bloco, fortalecer um movimento de fato popular.



Movimento Passe Livre Joinville,
20 de Junho de 2013.

8 comentários:

JHK disse...

Hauhauahuahuaha isso é demais pra mim!!!! Vocês são loucos? Quantas pessoas que estão nessa passeata vocês realmente acham que são esquerdistas? Hahuahuah. Agradeçam a revolta da classe média pela revogação do aumento em São Paulo, foram eles que deram volume as suas manifestações e fizerem o governo paulista retroceder em sua decisão. Bando de revolucionário de merda, vão pra Cuba.

Brasileiro01 disse...

Não quero passe livre e acredito que a maioria do povo brasileiro também não quer isto.

O que queremos:
* Não ao PEC37
* Transporte publico de qualidade
* Corrupção ser considerada crime ediondo
* Prisão dos condenados do Mensalão

Pode até ter sido o MPL que iniciou os protestos, mas agora o foco não é este...

Anônimo disse...

MPL cagando na vara

Anônimo disse...

NÃO EXISTE DIREITA NEM ESQUERDA HOJE...O NEGÓCIO É PRA FRENTE E AVANTE...
TODOS QUEREM UMA REVOLUÇÃO APARTIDÁRIA.

NÃO AOS APROVEITADORES.

Luiz disse...

A classe média conversadora é a única que dialoga.


Ha ha

Leopoldo Daré disse...

É muito triste observar lideres do movimento passe livre não compreender os motivos de crescimento dos protestos no Brasil. E voltarem-se para um discurso exclusivista e desagregante: o antigo discurso da defesa do povo em nome de um mito de 'esquerda'. Será que 'o povo' é apenas o que eles querem chamar de 'esquerda'? É momento de amadurecer-se e compreender o que é alteridade.

Prosa & Verso disse...

Estive na mobilização e declamei o seguinte poema, rascun hado hoje à tarde: TRANSPORTE COLETIVO

TRANSPORTE COLETIVO/ COM TARIFA ZERO/ É O MEU OBJETIVO/ É O QUE MAIS QUERO.
NÃO SÓ EU/ MAS TODA A POPULAÇÃO/ QUE NÃO AGUENTA MAIS/ TANTA INFLAÇÃO/ TANTA CORRUPÇÃO.
PARA ESTUDAR/ PARA TRABALHAR/ E GANHAR O PÃO/ TODOS PRECISAMOS/ DE BOA CONDUÇÃO.
(OSNI LEOPOLDO BATISTA - COORDENADOR ESTADUAL DO MOPS/SC - MOVIMENTO POPULAR DA SAÚDE).

Anônimo disse...

É esses pensamentos mediocres de voces, achando que a passagem pode ser grátis, está acabando com o brasil, é vai virar guerra civil, sem contar acabando com a moral do brasil no exterior, vocês realmente acham que isso vai ajudar economicamento o brasil, estão redondamente enganados, podem observar nos proximos dias infração, falta de investimento, etc... é realmente o jovem é o futuro do brasil.