sexta-feira, 24 de maio de 2013

[A Notícia] Cartas sobre a licitação

Em notícia publicada no dia 27 de abril no AN [1], a prefeitura de Joinville declarou que a licitação do transporte coletivo pode ser adiada, prorrogando mais uma vez os contratos das atuais empresas. Em resposta à isso, algumas cartas foram publicadas:

2 de maio

A história do transporte coletivo privado em Joinville é a de prorrogações. A última foi em 1999, contrariando a lei de licitações. Agora, a Prefeitura acena com uma nova prorrogação dos contratos e admite não ter pressa em fazer o edital. É claro que quem não utiliza transporte coletivo não tem compromisso com as mudanças. Quem não sente no bolso o quanto a tarifa aumentou não se incomoda em prorrogar contratos que dilapidam o salário dos trabalhadores.

É necessário dizer que houve duas audiências públicas, nas quais uma série de modificações foi reivindicada pela população. A principal delas é por um transporte público. As atuais empresas já operam há muito tempo e tiveram sua chance. Agora, é o momento de ouvir as reivindicações populares.

André Altmann
Joinville


13 de maio

Há alguns dias, o prefeito Udo Dohler deu claros indícios de que a licitação no transporte coletivo de Joinville não sairá. Apesar de todo o processo já realizado, audiências nas quais a população apresentou propostas para um transporte público e gratuito, o prefeito não tem pressa e caso não seja possível cumprir com o prazo da licitação, prorrogará a concessão das empresas Gidion e Transtusa.

É inadmissível que um serviço como o do transporte coletivo continue funcionando sem nenhuma fiscalização por parte do governo municipal.

Felipe Bello
Joinville


15 de maio

Neste mês, chegou às bancas a notícia de que a licitação acerca do transporte público em Joinville, que está há mais de 45 anos atrasada, seria prorrogada. As palavras do prefeito Udo Döhler desanimaram mais ainda quem é usuário de ônibus e depende disso para trabalhar e estudar. O documental já estava pronto, segundo o ex-prefeito Carlito Merss, mas o atual governo admite que não tem pressa em avaliar tais documentos, afinal, somos nós os usuários de ônibus. Mais um ano sem licitação significa mais um ano sem transporte legal e público de verdade em Joinville.

Amanda Franzoi
Joinville


Nós, do Movimento Passe Livre, vamos continuar combatendo a ilegalidade das empresas, lutando por um novo modelo de transporte que seja de fato público.

[1] "Longo caminho até a licitação" (27/04): http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a4119709.xml&template=4187.dwt&edition=21853&section=887

0 comentários: