sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Relato da manifestação de 8 de janeiro

(Créditos: Jaqueline Mello)

O final da tarde de terça-feira (08 de janeiro) foi marcado por uma manifestação contra ao aumento da tarifa no transporte coletivo assinado pelo prefeito Udo Dohler (PMDB). O valor atual está em R$ 2,90 na passagem comprada antecipadamente.  A concentração ocorreu na Praça da Bandeira, ao lado do Terminal Central Urbano, com a presença de 130 trabalhadores e estudantes. 
 O primeiro momento do ato foi de falas de militantes da Frente de Luta pelo Transporte Público. Os pontos abordados foram sobre o histórico da exploração  das empresas Gidion e Transtusa, que há de mais de 40 anos excluem a população do sistema de transporte, sendo inúmeros prefeitos, de diferentes siglas partidárias, signatários da exploração do povo trabalhador. A questão da licitação foi levantada como um ponto necessário para inserir a verdadeira necessidade da população, uma empresa pública de transporte coletivo. Também foi pontuado a respeito da evolução da tarifa cobrada no período de 1996 até 2012, cujo aumento foi de 383,4%, enquanto a inflação foi de 193,69%. A FLTP defendeu a sua perspectiva de tarifa zero como alternativa para o modelo privado. Um ponto fundamental foi esclarecer que o atual prefeito não concedeu uma revogação, mas que manteve o aumento da tarifa. O megafone foi aberto para porta vozes das entidades presentes, como organizações políticas e entidades de classe.
Na seqüência foi realizada uma passeata até a PasseBus, onde ocorreu o pula catraca e uma faixa contra o roubo feito ao bolso do povo trabalhador por meio da PasseBus. A finalização do ato foi com o retorno a Praça da Bandeira, onde foi tirada uma reunião para formalizar os próximos passos da luta por um transporte público, gratuito e de qualidade.

(passeata pela rua XV de Novembro)

Fonte: NoZarcão.

0 comentários: