segunda-feira, 30 de abril de 2012

Convite para Reunião Ampla sobre a Licitação do Transporte Coletivo


(clique na imagem para amplia-la)

Grupos políticos, movimentos sociais, cidadãos em geral, convocam todos aqueles insatisfeitos com o andamento do processo da licitação do transporte coletivo em Joinville para reunião ampla, a ser realizada no Centro de Direitos Humanos (Rua Placido Olimpio de Oliveira, 660), dia 3 de maio, às 19h. 

O objetivo da reunião é reunir aqueles que acreditam que a democracia que orienta o processo de licitação tem sido puramente formal, sem efetividade alguma, cuja principal característica tem sido referendar o atual modelo privado e que a comissão de licitação não tem explicado com clareza vários dos procedimentos e implicações do plano preliminar de outorga.

Acreditamos que é necessário reunir os grupos e pessoas que vêm construindo uma crítica ao modo como as coisas vêm sendo encaminhadas para pensarmos alternativas sobre essa situação.

Compareça na reunião: Centro de Direitos Humanos, dia 3 de maio, às 19h

Como foi o debate sobre a nova lei de mobilidade urbana:



No dia 21 de abril nós do Movimento Passe Livre Joinville realizamos debate sobre o Plano Nacional de Mobilidade Urbana (a lei 12.587 de 3 de janeiro de 2012) no Centro de Direitos Humanos.
O PNMU institui as diretrizes a serem seguidas pelos municípios no planejamento da mobilidade urbana, estabelecendo como prioridade medidas de incentivo ao uso do transporte coletivo e de meios não-motorizados de transporte.
O debate contou com a presença de cerca de 15 pessoas entre estudantes e trabalhadores, além de membros da Massa Crítica e do Observatório Social de Joinville. A avaliação geral sobre a lei é que do ponto de vista dos princípios ela institui marcos importantes, muito embora permaneça em um paradigma tarifário do transporte, portanto aquém ainda de um projeto que garanta o universal acesso ao serviço.
Iremos continuar com os debates periodicamente pois compreendemos que o estudo é parte importante da luta por uma vida sem catracas. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Lançada 5ª edição do Jornal Pula Catraca

(Clique em "expand" para ler o jornal na íntegra)
Acaba de sair do forno para download e visualização na internet, a 5ª edição do Jornal Pula Catraca, do Movimento Passe Livre Joinville.
Essa é a primeira edição feita no novo formato, com mais textos, mais informações e mais conteúdo sobre a luta pelo transporte público.
Em breve ele estará nas ruas sendo distribuido gratuitamente.

domingo, 15 de abril de 2012

Debate sobre a nova lei de mobilidade urbana

        (clique na imagem para amplia-la)

O Movimento Passe Livre convida todos para o debate sobre o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada em janeiro e que entrou em vigor em abril de 2012. Para participar do debate é necessário ler o texto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm
O PNMU institui as diretrizes a serem seguidas pelos municípios no planejamento da mobilidade urbana, estabelecendo como prioridade medidas de incentivo ao uso do transporte coletivo e de meios não-motorizados de transporte.

O debate é acontecerá dia 21 de abril, às 15h, no Centro de Direitos Humanos.