quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nota de Esclarecimento

O Movimento Passe Livre Joinville vêm por meio desta esclarecer dois erros cometidos na entrevista de Leonel Camasão no jornal A Noticia de 14/07/2012. São eles:
1. A entrevista diz que o candidato em questão “tem atuação no Movimento Passe Livre”. Isso não corresponde à verdade. O candidato em questão teve – e não “tem” – atuação no Movimento Passe Livre. A relação é pretérita e hoje não há ligação orgânica qualquer entre o movimento e o candidato em questão.
2. Em uma parte da mesma entrevista está dita a frase imputada ao candidato em questão: “O foco do nosso plano é o transporte coletivo. Não tem solução se não passar por um transporte rápido, eficiente e acessível. E esse acessível quer dizer ter acesso universal, ou seja, tarifa zero, uma bandeira do PSOL”.
Gostaríamos de esclarecer que a proposta da Tarifa Zero foi concebida na gestão de Luiza Erundina, então do PT, entre 89-92 em São Paulo. Aplicada apenas parcialmente, foi desmantelada no governo seguinte. Hoje existe Tarifa Zero no transporte coletivo nas cidades de Agudos e Potirendaba em São Paulo, Hasselt na Bélgica, Changning e Changzhi na China e Gibralltar no Reino Unido. Desde a segunda metade da década passada o Movimento Passe Livre tem discutido esse proposta em várias cidades do Brasil. Não nos consideramos proprietários da ideia e, por isso mesmo, esclarecemos que ela não é do PSOL nem de ninguém, mas sim uma compreensão geral do problema urbano e uma tentativa avançada de resolve-lo. Não toma-la como uma construção coletiva é esquecer sua importante história pregressa. 
Movimento Passe Livre Joinville, 26 de julho de 2012

2 comentários:

Ivan Rocha disse...

Tarifa Zero é uma bandeira do PSOL, não uma invenção do PSOL, e nos debates Leonel tem falado da Erundina e do próprio PT que na época já boicotou a idéia.

Movimento Passe Livre disse...

Ivan,

A nota refere se apenas a entrevista. Inclusive colocamos que a frase é "imputada", pois sabemos como funciona a mídia, e nessa entrevista não tem qualquer menção ao histórico da bandeira.

ABS