quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Gráfico mostra a evolução do aumento da tarifa em Joinville


 (clique na imagem para vê-la em detalhe)

O gráfico acima, elaborado pela Frente de Luta pelo Transporte Público, mostra a evolução da tarifa de ônibus em Joinville. Conforme é possível observar, a tarifa aumentou muito acima da inflação. Enquanto de 96 até 2012 a tarifa elevou-se em 358%, a inflação aumentou 180%. Se a tarifa fosse regulada pela inflação hoje ela custaria cerca de R$1,68.

Além de uma gestão antidemocrática, regulação nula do poder público sobre as empresas, qualidade e conforto dos ônibus cada vez menores, ainda é praticada uma tarifa antissocial, que ultrapassa em muito os níveis médios de reajuste de salários e produtos.


"A Frente de Luta pelo Transporte Público não lança mão apenas de dados, apontamos também a causa do problema do transporte: o transporte estar sob poder da iniciativa privada, ser um objeto de lucro, um meio de enriquecimento de meia-dúzia de empresários e empobrecimento do grosso da população. É por isso que além de qualquer debate sobre uma tarifa maior ou menor, justa ou injusta, a Frente propõe a revisão completa do atual modelo tarifário e de gestão do transporte – por um transporte fora da iniciativa privada e com participação popular".

Lamentavelmente essas palavras continuam atuais pois a situação continua a mesma. É por isso que é necessário que a população se organize e lute por transformações no transporte.

______________________________________________________________

O índice utilizado para se medir a inflação é o INPC, que segundo o site do IPEA acompanha a evolução dos preços de “9 grupos: 1. Alimentação e bebidas; 2. Habitação; 3. Artigos de residência; 4. Vestuário; 5. Transportes; 6. Saúde e cuidados pessoais; 7. Despesas pessoais; 8. Educação, leitura e papelaria; 9. Comunicação”.

Fonte: http://nozarcao.blogspot.com/

0 comentários: