quinta-feira, 30 de junho de 2011

Exibição do documentário Impasse no Ielusc



No próximo sábado (02/07) às 14h ocorrerá no anfiteatro
do Ielusc a mostra do vídeo-documentário "Impasse". Todos estão convidados.

O documentário mostra as manifestações contra o aumento da
tarifa de ônibus ocorridas em 2010 em Florianópolis e contextualiza um panorama
geral da questão do transporte coletivo nos centros urbanos. Mais sobre o
documentário: http://www.impasse.com.br/.

Após a exibição do filme, o MPL vai fazer uma intervenção nas falas, durante o debate.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vídeo da participação do MPL Jlle na Assembléia Popular (06/06/11)

O Movimento Passe Livre esteve presente na Assembléia Popular que reuniu mais de três mil pessoas na Praça da Bandeira. A assembléia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Sinsej) ocorreu na segunda-feira (6).

Durante a assembléia, representantes das instituições presentes tiveram o direito à palavra. Entre todos os que discursaram foi comum a cobrança frente o governo municipal e seu descaso com a população. Com gritos que pediam “Carlito nunca mais” a população demonstrou seu apoio a causa dos servidores e demonstrou que a luta popular pode questionar um governo em busca de seus direitos. O Movimento Passe Livre distribuiu 400 panfletos com a nota de apoio a greve municipal e estadual, lançada pelo MPL no dia 24 de maio de 2011. André Beavis discursou perante a população e ressaltou o apoio a greve e a luta popular. O MPL acredita que assim como na luta dos servidores, é através da organização popular que os cidadãos podem conquistar melhorias em outros serviços que são dever do município. Assim como a saúde e a educação, o transporte público também é um direito do povo e é através de lutas como a dos servidores que esse direito pode ser conquistado.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

[Passa Palavra] Cesare Battisti em liberdade

Por Passa Palavra

Durante sete intermináveis horas os ministros do Supremo Tribunal Federal reuniram-se para discutir o futuro de Cesare Battisti, que já está há mais de 4 anos preso no Brasil. Decidida por 6 votos contra a 3, a libertação de Cesare deve ocorrer imediatamente.

Porém, durante o julgamento, muito pouco se falou de Cesare Battisti. De um lado falou-se de limitação de poderes e de equilíbrios constitucionais, de fiscalização dos atos do Presidente da República e dos riscos de ditadura, de antiterrorismo e de respeito pelos tratados. Falou-se, do outro lado, de soberania e de independência nacional, de direitos humanos. De Direitos Humanos em geral, mas não dos direitos do homem Cesare Battisti. Do seu direito a fazer ouvir uma versão dos fatos que não fosse a difundida e vendida pelo governo italiano.

A intervenção mais longa foi sem dúvida a do ministro Gilmar Mendes, que afirmou: «Eu fico a imaginar o que vai ocorrer. Que cenários nos aguardam nesse contexto». Eis uma tentativa clara de dar argumentos para desligitimar a decisão.

Estamos contentes, sim, e muito, com o fato de Battisti ficar em liberdade. Mas não com uma sessão que não foi um julgamento do caso de Battisti, mas um julgamento de um ato cometido pelo ex-presidente da República. Nesse sentido, concordamos com a frase do ministro Joaquim Barbosa: “Chega! Aqui é o momento de se encerrar essa questão! Há uma pessoa presa há mais de 4 anos em regime fechado”.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Debate sobre o texto "A Distribuição da Carga Tributária: quem paga a conta?"

O Movimento Passe Livre convida todos para o debate sobre o texto A Distribuição da Carga Tributária: quem paga a conta? do economista Evilásio Salvador. O texto pode ser baixado nesse link.

O texto trata da questão da carga tributária no Brasil, partindo de uma análise conceitual do imposto (imposto progressivo, regressivo, transferível, intransferível, sobre consumo, sobre renda, sobre patrimônio etc.) e, em seguida, propõe uma leitura da realidade brasileira a fim de demonstrar quem financia realmente o Estado brasileiro.
Do ponto de vista do movimento social, a importância da discussão e leitura desse texto reside em compreendermos à lógica de arrecadação do Estado, tendo em vista que defendemos uma política pública de transporte coletivo que tribute as classes mais altas.

O debate será realizado no Centro de Direitos Humanos (Rua Plácido Olímpio de Oliveira, 660, Bucarein) às 15h do dia 18 de junho de 2011, sábado.

Evilásio Salvador é economista, foi assessor sindical (bancários e auditores da receita federal) e hoje é professor da Universidade de Brasília.

O debate é aberto a todos, não é fechado a membros do MPL, mas sim direcionado a todos que desejam conhecer, debater e compreender um tema público de primeira importância que é a questão da arrecadação do Estado. Sinta-se convidado.


Movimento Passe Livre, 6 de junho de 2011.