terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Primeiro jornal do MPL Joinville


A primeira edição impressa do Jornal do Movimento Passe Livre de Joinville ainda não está circulando, mas para quem já quiser dar uma conferida poderá ver a versão online do jornal no www.issuu.com/mpljoinville/docs/jornalmplorig.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estamos "twittando"


O Movimento Passe Livre Joinville, buscando melhores formas de comunicação, criou seu perfil no Twitter. Informações serão passadas através da rede social aos interessados em discutir o transporte público na cidade.

Para quem estiver interessado em nos seguir, aí vai o link: www.twitter.com/mpljoinville


sábado, 16 de janeiro de 2010

Nota de repúdio à retirada da gratuidade das passagens de ônibus aos idosos entre 60 e 64 anos


Não podendo ser diferente, o MPL é contra a retirada do benefício de passe livre para os idosos entre 60 e 64 anos.

Não consideramos tal benefício uma conquista ou uma melhoria no sistema, mas sim uma pequena ajuda merecida a esse setor da população.

A gratuidade na tarifa é uma condição para termos um sistema democrático, mas no atual sistema – de exploração, de monopólio, de exclusão –, sempre que algum setor da sociedade for contemplado com o direito de ir e vir, certamente essa gratuidade estará com seus dias contados, pois quem controla o transporte tem também poder para barrar qualquer coisa que venha a diminuir seus lucros. Dói no nosso bolso, mas também no dos empresários, só que eles mandam, nós somos reféns. A prefeitura não está isenta, pois, embora seja favorável a gratuidade, é conivente e legitima o atual sistema de exploração.

A retirada do benefício não espanta o MPL, pois lutamos pelo passe livre, mas, sabemos que, assim como a gratuidade para os idosos, ele só será possível com uma transformação estrutural no sistema: sem empresas privadas. Controlado por uma empresa pública de transporte, com tarifa zero para toda a população.