quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MPL Curitiba - Nota - Violência policial em ato contra o aumento da passagem

A truculência policial abateu-se sobre o Movimento Passe Livre Curitiba (MPL). O movimento estava em manifestação no dia 13 de fevereiro, seguindo uma jornada de luta de vários atos e panfletagens anteriores, reivindicando a redução da tarifa de ônibus para o patamar anterior (de R$2,20 para R$1,90), pela abertura da "caixa preta" da URBS e pelo passe livre, fundado na ampliação do direito de ir e vir. Mas como esperado, a polícia militar chegou ao local agindo já com violência ao empurrar e agredir manifestantes para que saíssem da avenida ? onde realizavam uma marcha e entregavam panfletos aos estudantes ali presentes, muitos dos quais integraram a manifestação. Cerca de 400 estudantes ocupavam as ruas.

A agressividade da polícia, sem espaço nenhum para o diálogo e totalmente despreparada para lidar com movimentos sociais, ultrapassou a agressão física no momento em que os policiais começaram a decretar voz de prisão para diversos manifestantes pacíficos. Em solidariedade aos manifestantes que estavam sendo detidos os estudantes gritavam palavras de ordem pela soltura dos manifestantes e ainda eram agredidos por porretes quando foram solidários tentando se aproximar para libertar os detidos.

Eis que o reforço da polícia militar chegou e distribuiu violência gratuita aos manifestantes, agredindo-os sem poupar esforços com chutes, socos e porretes. O número de feridos foi superior a 20 pessoas, detendo 7 manifestantes de forma truculenta. No saldo um estudante teve o braço quebrado, vários outros tiveram a mão e os dedos trincados ou quebrados e uma estudante fora atingida na nuca e sangrava. Além disso, a polícia apreendeu e destruiu várias câmeras e celulares que filmavam a truculência da repressão. O tumulto quase configurou-se como uma revolta popular, muito embora a força policial eficazmente tenha defendido os empresários do transporte coletivo.

Esse não é, de modo nenhum, um caso isolado. Em 2 de abril de 2008 um estudante foi encaminhado ao Hospital Evangélico após ser espancado pela Guarda Municipal em uma manifestação pelo Passe Livre. Em 15 de setembro um militante do MPL declarou ao Jornal *Comunicação* da UFPR quanto à possibilidade de aprovação do Passe Livre: "Recebemos argumentos que sempre negam o passe livre, dizendo que existem impedimentos orçamentários ou técnicos para a efetivação do passe. Isso quando não recebemos somente a polícia". Mais uma vez, o MPL e o conjunto da população de Curitiba receberam a polícia.

Leia Mais: [MPL-Curitiba] Truculência Polícia deixa estudantes feridos - Nota do MPL | [Mpl Curitiba] Panorama após o ato 13 de Fevereiro

Fotos: MPL Curitiba - algumas fotos da manifestação

Notícia tirado da pagina do Centro Mídia Independente http://www.midiaindependente.org/

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ESTAMOS DE VOLTA - Frente de Luta pelo Transporte Público

Os movimentos sociais, organizações, entidades e grupos políticos que se organizaram para barrar o aumento de tarifas em agosto de 2007 está de volta numa nova Frente de Luta pelo Transporte Público.

A reunião que marcou a volta da Frente ocorreu ontem (12/02), no Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz (CDH), onde 25 pessoas participaram. Até agora, formam a nova Frente de Luta as seguinte organizações.

Movimento Passe Livre Joinville | Juventude Revolução | Diretório Acadêmico de Comunicação Social Cruz e Souza (Dacs/Ielusc) | Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi (Calhev/Univille) | Grêmio Estudantil do João Rocha | Grêmio Estudantil do Preisdente Médici | União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas

Nesse primeiro encontro, também estiveram presentes representantes de três vereadores do PT de Joinville, do Movimento Antimanicomial, do Centro de Direitos Humanos, da Esquerda Marxista (EM/PT), Juventude Socialista (JS/PDT) e do PSOL.



Desse encontro, saíram as seguintes reivindicações ao poder público.

1. Não ao aumento das tarifas de ônibus

2. Não ao subsídio para as empresas de transporte

3. Auditoria nas planilhas realizada pelo DIEESE

4. Debate do aumento com a população através de audiências públicas e reuniões nos bairros

5. Passe Livre Estudantil sem aumento de tarifa

6. Criação de uma empresa pública de transporte


http://barraroaumento.blogspot.com/ http://barraroaumento.blogspot.com/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Auditoria no transporte!

O Movimento Passe Livre Joinville estará realizando uma intervenção pacífica na primeira sessão da Câmara de Vereadores, terça-feira (3/02), às 17h. Estará se distribuindo o panfleto que está no seguinte link: http://mpljoinville.blogspot.com/2009/02/panfleto-auditoria.html
O Movimento reivindicará o não-aumento da tarifa, não ao subsídio ao transporte (entendendo que o subsídio é transferir dinheiro público que poderia ser investido em saúde e educação para os cofres das empresas) e auditoria no transporte coletivo, para conferir a realidade das planilhas de custo, que hoje são elaboradas somente pelas empresas, em um processo nada transparente e democrático.
Participe da luta contra o aumento!
Movimento Passe Livre Joinville
mpl.jlle@gmail.com
http://mpljoinville.blogspot.com/

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Panfleto auditoria




Clique na imagem para ampliar

O download da versão de impressão do panfleto em PDF pode ser feito pelo link http://www.4shared.com/account/file/83635304/10fb90e2/Panfletos_auditoria.html