terça-feira, 1 de setembro de 2009

Carta aberta do Movimento Passe Livre Joinville

Carta aberta do Movimento Passe Livre Joinville


O Movimento Passe Livre Joinville vem a público comunicar que no dia 7 de setembro realizará o enterro do que está morto faz tempo: o transporte público de Joinville.

Morto, embora nem bem tenha existido, afinal, para nós, o que chama-se público jamais deveria servir de fonte inesgotável e incontrolável de lucro para um pequeno número de indivíduos que explora o transporte. O que temos é um sistema capenga que inverte a lógica, somos nós, usuários e usuárias, que financiamos, não só o custo mínimo para gerir o sistema de transporte, mas também, o lucro dos empresários da (s) empresa (s) Gidion/Trantusa.

O público deve atender as necessidades e direitos da população, o que é público deve estar acessível a todos e todas, se para acessar esse direito público temos que pagar 2,30 por uma tarifa, um critério puramente capital, está mais do que provadoo que nosso sistema de transporte não atende aos requisitos a que se propõe, é desigual e antidemocrático, ou seja, não existe!

O MPL já sofreu alguns golpes da atual gestão, como a aumento abusivo da tarifa de ônibus – que foi concedido sem cumprir as promessas que a prefeitura fez a Frente de Luta pelo Transporte Público, de que não haveria aumento sem antes realizar uma auditoria no transporte –, a Prefeitura também implantou um conselho municipal que diz ser a voz da sociedade civil, mas que simplesmente exclui movimentos sociais, entre eles o MPL, por não possuir CNPJ.

Enfim, não teríamos motivos para considerar o governo petista "menos pior" que a gestão tucana, afinal ambos legitimaram a exploração do transporte concedendo aumento na tarifa a pedido das empresas, apesar de tudo, vamos levar em consideração a nova promessa - que esperamos ser cumprida desta vez -, a da realização de um fórum sobre transporte em Joinville, onde o MPL - que luta há cinco anos na cidade por um transporte verdadeiramente público - terá seu espaço para defender uma concepção de transporte livre da iniciativa privada, gratuito e democrático, que possibilite de forma ampla o direito de ir e vir, e promova acesso aos espaços de educação, cultura e lazer, sem diferenciar e limitar esse acesso pela condição financeira . Esse fórum discutirá o modelo para substituir o atual sistema de exploração do transporte público de Joinville - esperamos.

No dia 7 de setembro, o MPL participará do grito dos excluídos, representado todos aqueles que são segregados pelo transporte, enterraremos simbolicamente o que combatemos todos os dias através da luta por um transporte público.

0 comentários: