terça-feira, 16 de junho de 2009

MPL ocupa camâra junto com a população


A quarta semana de protesto contra o aumento nas passagens de ônibus começa tumultuada.


Nessa terça-feira, os vereadores da comissão de Legislação e Justiça arquivaram o projeto que revogava o aumento de 12,2% nas tarifas do transporte coletivo. Os governistas Tânia Eberhardt (PMDB) e os oposicionistas Alodir Cristo (DEM), Dalila Leal (PSL) e Lauro Kalfels (PSDB) votaram pelo engavetamento da proposta, que já havia passado por unanimidade na mesma comissão, há duas semanas. Apenas o autor da proposta, Adilson Mariano (PT), votou para que o projeto fosse pra votação na plenário.


Talvez, os vereadores acharam que, após 3 semanas de aumento, a população iria “se acostumar” e “deixar passar em branco” mais um aumento. Mas dessa vez parece que os vereadores se enganaram. A noite, manifestantes retornaram a Câmara e ocupou a plenária no final da sessão. Os manifestantes bloquearam as escadas de acesso e não permitiram a saída do vereador Lauro Kalfels (PSDB), presidente da comissão que engavetou o projeto, e Sandro Silva (PPS), presidente da casa. Após 40 minutos de tensão, o Grupo de Resposta Tática (GRT) e a Polícia Militar entraram no prédio e escoltaram os dois vereadores até a saída.


Durante o bloqueio um assessor tentou subir as escadas que dão acesso ao plenário, mas a passagem estava bloqueada pelos estudantes. Após uma discussão, Felipe forçou a passagem, derrubando uma manifestante no chão.

Após não ser atendido pelo prefeito e ser enrolado pelos vereadores, o Movimento Passe Livre junto aos demais manifestantes, ocupa, nesse momento, a câmara de vereadores. Inviabilizando o trabalho da casa até ser feito uma reunião com o prefeito Carlito Merss (PT) e com os 19 vereadores.


Independente das agendas e toda burocracia dos políticos, o Movimento Passe Livre, continua nas ruas todos os dias, panfletando, manifestando e ocupando. Exigindo a revogação imediata do aumento na tarifa de ônibus.

Acreditando que somente com a mobilização popular poderemos barrar esse aumento.


Convocamos todos a juntar-se a nós.


Fortes e Convictos.

Nas ruas Até barrar.

0 comentários: