quarta-feira, 17 de junho de 2009

MANIFESTO POR UMA VIDA SEM CATRACAS


MANIFESTO POR UMA VIDA SEM CATRACAS

Nós do Movimento Passe Livre – MPL - um movimento, Autônomo, Independente e Apartidario – entramos na quarta semana consecutiva de atos contra o aumento absolutamente arbitrário da tarifa de ônibus, por parte do prefeito Carlito Merss. Visando democratizar o debate sobre o transporte na cidade e denunciar a Câmara Municipal, pelo arquivamento do projeto de sustação do aumento por parte da comissão de legislação e justiça na tarde do dia 16/06 - terça-feira – o movimento ocupou de forma pacifica a câmara.


Com o intuito de que a câmara de vereadores junto do prefeito se prontifiquem a, de fato, explicar a planilha de forma pública, clara e transparente, onde todos os dados sejam rigorosamente colhidos e averiguados, para que posteriormente, possamos ter um calculo do real valor da tarifa.


Ocupamos a câmara até 00:40 do dia 17/06 – quarta-feira – quando recebemos o mandado de reintegração de posse emitida pelo judiciário de Joinville, onde mais uma vez o poder público desrespeitou a via de negociação já aberta com o presidente da câmara Sandro Silva. Enquanto negociávamos nossa saída da câmara, ele tramava nossa retirada sem diálogo.


Após a desocupação da câmara nos dirigimos a prefeitura onde acampamos no intuito de exigir do prefeito o cumprimento do acordo feito com varias entidades estudantis, de bairros e o MPL para um amplo debate sobre a planilha e o transporte coletivo da cidade.


Frente ao descaso de todos os poderes legalmente constituídos nessa cidade, o Movimento Passe Livre conclui que nenhum desses poderes esta realmente comprometido com os interesses da população de Joinville. Diante disso convocamos a todos e todas que moram e Joinville a se organizar junto ao movimento de forma autônoma, pois mais uma vez provou-se que essa é a única forma de termos nossos interesses assegurados.

O Movimento Passe Livre reivindica:

- A revogação imediata da tarifa de ônibus, para seu valor anterior;

- Uma audiência pública com o prefeito e todos os vereadores, explicando de forma transparente a toda população, a planilha do transporte coletivo;

- Seja revista as concessões ilegais das atuais empresas de ônibus, para a criação de um transporte coletivo de fato público;

- A não criminalização do Movimento Passe Livre e todos os envolvidos nas mobilizações contra o aumento na tarifa de ônibus.

Acampados na frente da prefeitura,
Movimento Passe Livre Joinville.
Por uma vida sem catracas.
17/06/2009.

1 comentários:

" ? O Grito" disse...

não podemos para com a luta
a vanti MPL Joinville a ora é de ocupar.