quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Movimento Passe Livre na posse de Carlito Merss




No dia 1º de janeiro de 2009 o Movimento Passe Livre Joinville (MPL), movimento autônomo e apartidário (mas não antipartidário), fez uma intervenção na posse do prefeito eleito, Carlito Merss (PT). Com uma carta aberta à população na forma de panfleto (postagem anterior) e uma faixa com os dizeres "Contra o aumento da tarifa de ônibus - Movimento Passe Livre Joinville" o movimento posicionou-se contra a possibilidade de aumento de tarifa sinalizada pelas empresas de transporte (Gidion/Transtusa). A pauta do diálogo e da democracia foi muito presente e enfatizada pelo então candidato Carlito durante a campanha eleitoral, o que fez o MPL aproveitar o primeiro dia de governo para contestar, desde já, a iniciativa privada – que prima e funciona através da lógica do lucro – instalada no setor de transporte coletivo da cidade há mais de 20 anos. Segundo o movimento, a iniciativa privada no transporte cria uma distorção de valores, elevando a primeiro plano o interesse das empresas em realizarem seus lucros e relegando a um patamar inferior a mobilidade urbana da população joinvilense (cerca de 150.000 deslocamentos diários). Em resumo, o privado substitui o público. Foram entregues os panfletos à maioria dos vereadores e também ao prefeito.

Vale notar que ao estender a faixa, os militantes do movimento foram abordados por um sindicalista do PT que tentou os intimidar dizendo que arrancaria e rasgaria a faixa se eles não a tirassem por livre e espontânea coerção. Ameaçou também sugerindo a utilização de força bruta. Algumas pessoas presentes o acalmaram e a faixa continuou estendida até o fim da intervenção


mpl.jlle@gmail.com

2 comentários:

Sared Buéri disse...

Companheiros, não existe opção ao tensionamento que precisa existir tanto sobre governos de direita, centro ou esquerda. Depois da eleição de Lula, em 2002, alguns movimentos se acomodaram, talvez pensando "agora deixa que o o 'ômi' vai resolver as coisas". Puro engano. A hegemonia conservadora do Congresso e as elites do País, aliadas à desesquerdização de Lula e do PT - ressalvadas algumas forças internas -, mostra que o povo precisa é aproveitar o diálogo com esses governos mais democráticos e não dar um passo atrás se quer. Aproveitemos o Governo Carlito pra tensionar a corda. Daqui há quatro anos, os de antes poderão voltar.
À luta!!!

Anônimo disse...

Esse esta sendo o prefeito mais nojento e mentiroso que Jlle já teve,ainda bem que é a sua primeira e ultima vez que ganhou aqui,espero.Volte lá pra Brasília,lá que é lugar de mentiroso e sem vergonha,lugar de onde nunca deveria ter saido.
MATEMÁTICO VALDIR