segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

CARTA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS

As últimas semanas de 2008 foram de péssimas notícias para a população de Joinville quando o assunto é transporte coletivo. As empresas Gidion e Transtusa pediram ao ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) um aumento de 9,7% na tarifa das linhas convencionais, elevando o preço de R$ 2,05 para R$2,25. Em seu governo, Tebaldi deu quatro aumentos de passagem, todos via decreto, marcados pela falta de democracia e em defesa da iniciativa privada.

O posicionamento do ex-prefeito foi deixar a decisão para o novo Prefeito Carlito Mers (PT), que assumiu no dia 01 de Janeiro de 2009, ocasião em que o Movimento Passe Livre se manifestou contra o aumento das tarifas e sofreu repressão de um sindicalista do PT em relação à faixa[1]. Porém dias antes, em 19 de dezembro de 2008, em reportagem publicada no Jornal A notícia, o novo Prefeito Carlito Mers sinalizou que ao contrário dos seus adversários, em nenhum momento prometeu reduzir as tarifas. A análise do aumento da tarifa no transporte coletivo seria observada somente após a posse, quando seriam tomadas às medidas necessárias.

O Movimento Passe Livre, que se organiza em Joinville há três anos e 10 meses, tem como pauta central o passe livre universal aos estudantes e a cada dia amadurece sua concepção de transporte coletivo para cidade.

Desejamos pontuar a importância desde já uma organização da luta contra qualquer aumento da tarifa no transporte coletivo e para tanto é de grande validade a articulação de todas as frentes das lutas sociais joinvilenses, como os movimentos sociais, as entidades de classes, associações de moradores e todos-as as frentes e individualidades de fato em construir um transporte coletivo realmente público em que seja retirado da lógica de mercado.

Nosso objetivo é construir uma ampla frente única com a população, os movimentos sociais, sindicatos, associações de moradores e todos os outros segmentos que estejam dispostos a barrar o aumento nas tarifas.

Os contatos do Movimento Passe Livre de Joinville está aberto para a construção da luta pautada nas reais necessidades da população de Joinville.


Contatos
Blog

http://www.mpljoinville.blogspot.com

e-mail: mpl.jlle@gmail.com

0 comentários: