domingo, 17 de agosto de 2008

Passe Livre nos jornais

Mais uma vez, o tema passe livre está em debate nas seções de cartas dos jornais. A última, publicada em A Notícia, está disponível também aqui.

"O leitor Renni Schoenberger comete equívocos em carta publicada no dia 10/8. Há movimentos sociais, como o Movimento Passe Livre, que existem para além das eleições, com uma estrutura apartidária, cujas reivindicações, além do passe livre, envolvem propostas de desmercantilização do transporte. Os recursos para o financiamento do passe livre são claramente apontados: virão de impostos progressivos (por exemplo, IPTU maior para mansões de luxo e terrenos desocupados) e arrecadação em publicidade de bussdoors. O dinheiro das multas de trânsito e de auditorias nas empresas de transporte para a verificação dos lucros também seria revertido em favor desse direito. Portanto, é lamentável a afirmação de que o passe livre será financiado pelos trabalhadores. O passe livre é a maneira de garantir à juventude o direito à educação, à cultura, ao trabalho e ao lazer, além de iniciar uma importante redistribuição de renda, tributando ricos em favor da maioria da população e ajudar no caminho de uma sociedade mais igualitária".

Hernandez Vivan Eichenberger
Joinville

1 comentários:

Unknown disse...

olá pessoal é assim que eles querem aumentar a passagem... vejam o fato que presencie ontem...

... comentário deixado as empresas de trasporte público...

"Boa Tarde!!!
Bom, eu como consumidora dos serviços dessa empresa(gidion e transtusa), gostaria de ter mais detalhes sobre as linhas universitárias, já que estudo na universidade do estado, e utilizo diariamente o transporte público de joinville, gostaria de saber se há uma linha específica que saia do terminal do guanabara e uma que volte de lá do campus das universidades? Segundo, ontem presencie um ultrage com os seus clientes, onde por volta das 22h os pontos de ônibus estavam lotados, chuvendo gente na chuve esperando os ônibus que em uma entrevista no jornal do almoço, um de seus funcionários comentou que haveria as específicas linhas e em vários horários que ajudariam no tranposte dos estudantes uma vez que fora retirados de circulação as linhas do pega fácil, séra que vc's não imaginaram que cresceria o número de passageiros...? Sendo assim, não aconteceu como foi dito no jornal para todo mundo ver, aconteceu de num certo horário(por volta das 22:15) encostarem 3 ônibus tendo em seus etinherários BOM RETIRO, nos quais lotaram se de passageiros e ainda não foi o bastante, onde outros ficaram esperando os tais ônibus de linhas específicas dos campos, que ao invés de melhorarem prejudicarm, pois no ano passado tento apenas a linha dos campos centro, iririú, e sul, ao menos tinham ônibus em mais horários, as 22h, 22:15, 22:30 se não estou enquivicada, além de prejudicarem nós estudantes prejudiaram os trabalhadores das proximidades, pois não conseguiam embarcar em nenhum dos ônibus do BOM RETIRO, pois estavam completamente "socados", me perdoem a expressão, mas foi o que aconteceu,já agora não, há apenas um horário, e a maior propagando enganosa... Ainda é assim que querem aumentar a tarifa, podem ter certeza de que algo vai ser feito pra que isso não continue assim, sei que eu sozinha não vou conseguir nada, mas concerteza daqui a pouco não estarei mais sozinha. Desde de já obrigada pela compreensão!!!"