sábado, 9 de agosto de 2008

Candidatos falam sobre transporte coletivo

Os candidatos a prefeitura de Joinville defenderam suas posições sobre o transporte coletivo, na edição de sábado do jornal A Notícia. A pergunta foi formulada por um leitor: "O que vai fazer para melhorar o transporte coletivo de Joinville?". Abaixo, reproduzimos e comentamos as propostas dos candidatos.

Carlito Merss (PT)
"Vamos incentivar o uso do transporte coletivo com a redução da tarifa por meio da desoneração tributária da planilha, de subsídio ao óleo diesel e do incentivo para o uso do sistema, estimular o uso de combustíveis alternativos, como o biocombustível e o gás natural e ampliar a frota de articulados, reduzindo custos operacionais e aumentando a capacidade de transporte."
A opinião do Passe Livre: A desoneração tributária não é uma boa saída para o transporte, pois é um paliativo que vai mater o preço da tarifa "pagável" e dar mais tempo para as empresas do setor lucrarem em cima da população.


Darci de Matos (DEM)

"Joinville tem um dos melhores sistemas de transporte coletivo do
Brasil. É eficiente, limpo e moderno. E para melhorar ainda mais, é preciso atrair mais investimentos, colocar mais ônibus nas ruas, dar mais conforto para o usuário e oferecer mais facilidades para o acesso a este tipo de transporte. Isso eu vou garantir para a população"
A opinião do Passe Livre: Darci de Matos realmente nunca deve ter andado de ônibus em Joinville. Ônibus lotado jamais poderá ser eficiente, limpo e moderno.


Kennedy Nunes (PP)
Vamos, em nosso governo, implantar o sistema metrô de superfície,
iniciando com uma linha que ligará o PA da Zona Sul ao terminal da
Zona Norte. Para os usuários de ônibus trabalharemos na bilhetagem temporal, dando uma flexibilidade de conexões, sem a obrigatoriedade de entrar nos terminais. O sistema atual permite que essa medida seja implantada imediatamente.
A opinião do Passe Livre: A proposta de bilhetagem temporal (como o bilhete único em São Paulo) pode ser uma melhora significativa, mas não deixa de ser um paliativo para o problema principal: o preço da tarifa.


Mauro Mariani (PMDB)
O transporte coletivo é a saída para evitarmos o caos no trânsito. Vamos rever o sistema, fortalecendo a presença da Prefeitura na gestão em favor dos usuários. A infraestrutura da cidade está ligada ao transporte coletivo. Serão necessárias obras para viabilizar a fluidez do tráfego, com ciclovias, abrigos com informações corretas de horários, mais e melhores ônibus.
A opinião do Passe Livre: Quando Mariani fala em "rever o sistema, fortalecendo a presença da Prefeitura", pode estar discursando a favor de um controle mais rígido sobre Gidion e Transtusa. Difícil acreditar.



Rodrigo Bornholdt (PDT)
Fui o primeiro a falar do metrô de superfície, o veículo leve sobre trilhos, que é uma das principais propostas. Vamos investir nas linhas diametrais, mudar os corredores de ônibus, alterar a bilhetagem para que o passageiro possa sair do terminal durante determinado tempo e atender aos jovens, definindo criteriosamente o passe livre para estudantes.
A opinião do Passe Livre: Rodrigo fala em passe livre, mas não diz necessariamente quais são os critérios e como pretende financiá-lo.


Rogério Novaes (PV)
Um ponto importante é mudar o conceito, fazendo a circulação principal pelo anél viário.O terminal central deixa de ser necessário e as pessoas passam a ter acesso a um sistema ágil. A passagem passará a ter preço único. O preço cairá em pelo menos 12%, recuando para R$ 1,80 ainda que o município tenha que contribuir na composição de custo.
A opinião do Passe Livre: Novaes fala em subsidiar a tarifa, para que ela fique na casa dos R$ 1,80. Claro, uma tarifa mais barata sempre é bom, mas se há a disposição de subsidiar a tarifa, porque não assumir de vez o sistema?

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