terça-feira, 22 de julho de 2008

Relato do debate de sábado

O Movimento Passe Livre promoveu um debate sobre o transporte coletivo urbano na cidade de Joinville, no último sábado, no Bom Jesus/Ielusc. O evento começou por volta das 9h30 da manhã e a empolgação foi tanta que durou até as 13 horas.

Após uma breve fala, foi apresentado os objetivos do movimento: a construção para a luta pelo passe livre, democratização ao acesso ao transporte coletivo e o debate para tornar o transporte coletivo de caráter público.

Os/as participantes eram ativistas do movimento, membros do MST, estudantes universitários-as e do ensino médio. Um dos militantes apresentou um histórico do movimento na cidade e exibiu imagens da luta, que já acontece a três anos.

Em seguida, houve a exibição do documentário "Saída de Emergência", de Leonel Camasão. A partir do filme, o debate foi realizado.

Os/as presentes comentarem uma série de questões, que acabou fazendo o debate se tornar um evento deliberativo, já que foram encaminhados dois novos encontros para o mês de agosto. O primeiro será um debate com a diretoria do Calhev e os demais interessados da Univille. O segundo encontro debaterá combustíveis alternativos e a cultura do carro em detrimento do transporte coletivo. A princípio, os debates vão ocorrer nos dias 02 e 16 de agosto, respectivamente.

O Movimento Passe Livre fica contente em ter conseguido a participação de 20 pessoas num evento ocorrido numa manhã de sábado.O debate estreitou laços internos e externos, e inspirou a luta pelo passe livre e inversão da lógica de mercado do transporte coletivo na cidade.

0 comentários: