terça-feira, 25 de março de 2008

1.095 dias de luta

Hoje, 25 de março, o Movimento Passe Livre completa três anos de luta em Joinville. São1.095 dias de dedicação, discussão, projetos e inspirações,vitórias e derrotas. Mas estamos firmes.

Tudo começou quando quatro amigos, já envolvidos no movimento estudantil, entraram em contato com o movimento espontâneo de Florianópolis. Uma delegação da capital veio até aqui, e com quatro membros, formou-se o coletivo de Joinville do Movimento Passe Livre Brasil. De lá para cá, já foram dezenas de protestos, centenas de reuniões, 119 postagens no blogue, cinco militantes presos (e soltos em seguida), várias perseguições, boletins, recortes de jornal, e sobretudo, pessoas. Centenas de pessoas passaram por aqui.

Para os que ficaram, a luta continua: o Passe Livre ainda é formado predominantemente por estudantes, mas todos são também trabalhadores/as. Para os que se foram, nem todos passaram em branco. Alguns militantes daqui foram construir outras lutas, outros apenas trocaram de cidade (e de coletivo do Passe Livre), e outros tantos abandonaram essa vida.

Ser militante é botar a mão na consciência e tirar a bunda do traseiro. É saberque muito está erradoe que é nosso dever fazer alguma coisa para mudar. Ser militante é uma opção de vida. Nós já fizemos a nossa escolha.

Nós lutamos por um transporte público de verdade. Um transporte que vai gerar distribuição de renda. que vai construir um trânsito mais humano, com menos carros, menos acidentes, menos mortes. Lutamos por um direito assegurado, que já é previsto em lei, mas como muitas leis, não sai do papel. Nós lutamos pelo passe livre. E aqui ficaremos até conseguir.

Esperamos mais vitórias nos próximos 1.095 dias de luta. E esperamos você ao nosso lado.

Movimento Passe Livre
3 anos lutando por um transporte público de verdade

0 comentários: