terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Bicicletada de Joinville - balas de banana para adoçar a vida do motorista



A Bicicletada é um evento mensal inspirado no Critical Mass, que busca dar visibilidade e incentivar a utilização de meios de locomoção não poluentes. Acontece em Joinville toda última Sexta-Feira do mês às 18h, saindo do Mercado Público Municipal.


A primeira Bicicletada de Joinville estava marcada para dia 25, última Sexta-Feira de Janeiro. Estava chovendo no dia, mas mesmo assim apareceram algumas pessoas na praça do Mercado Público Municipal, o local de encontro. Então, começamos a nos preparar, colando cartazes em nossas costas e bicicletas.
Como foi a primeira vez, no início estávamos um pouco inseguros de ocupar as ruas, mas aos poucos fomos formando uma massa e assim ocupamos seguramente metade das ruas por onde passamos. Não havia policiais guiando, o que foi interessante, pois mostramos que somos capazes de nos auto-organizar sem a intervenção de homens ocidentais armados. Dois dos participantes se voluntariaram a serem os batedores e ficarem atentos às paradas nos sinais vermelhos e a guiar o restante do grupo pelo percurso escolhido.
Houveram alguns eventuais contratempos como um pequeno tombo, a queda da correia de uma bicicleta, e uma chuva que começou de leve e terminou forte, mas nada que atrapalhasse a alegria dos/as participantes da festa. A maioria dos motoristas se mostrou receptivo à Bicicletada, outros foram um pouco grosseiros. Mas tínhamos pensado em tudo: distribuimos balas de banana para adoçar a vida amarga de motorista.
Nos encontramos novamente em 29 de fevereiro!

0 comentários: