segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Jornal do Passe Livre - Edição Nacional


Em outubro de 2005, durante o 1º Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre, o Movimento Passe Livre lançou uma publicação nacional - o Jornal do MPL. Todos os coletivos receberam os jornais para distribuir ou vender. Agora, resgatamos o jornal na sua versão em PDF e disponibilizamos para Download.


O jornal conta com artigos, dados estatísticos, leis e argumentos que favorecem o passe livre estudantil. O jornal está disponível para download aqui. Abaixo, confira um trecho do texto "Nossa concepção de transporte coletivo", de Marcelo Pomar, do MPL Florianópolis.


"Procure imaginar sua cidade durante um mês sem ônibus,ou qualquer similar para o transporte coletivo. Haveria um colapso, empresas entrariam em falência, escolas e universidades funcionariam de forma precária, enfim, a dinâmica social sofreria uma alteração substancial.Nas últimas décadas o Brasil tem vivido um intenso processo de urbanização. A imensa concentração da terra, entre outros fatores,fez com que setores expressivos do campesinato abandonassem suas raízes rurais para viver o sonho de emprego e dinheiro, vida melhor nas grandes cidades. Esse inchaço das cidades, nos últimos anos em especial, ajudou a provocar nas metrópoles o fenômeno da conurbação. O crescimento de cidades próximas fez com que elas se tornassem grandes conglomerados humanos, com fronteiras meramente formais, e permanente relação entre as pessoas desses municípios próximos.Numa configuração dessa, de grandes centros urbanos,grandes concentrações humanas e profunda desigualdade social – o Brasil só perde para Serra Leoa no quesito distribuição de renda – o transporte coletivo, ou seja, o instrumento por excelência de locomoção diária de milhões de pessoas nas cidades, não pode ser visto como uma questão qualquer. Deve ser visto como um serviço público essencial, tal qual a educação e a saúde."

Jornal do Movimento Passe Livre, outubro de 2006; pág 6.

0 comentários: