sexta-feira, 26 de outubro de 2007

REPRESSÃO: Estudante é preso em manifestação pelo passe livre

Brasília - Poucos minutos depois do horário marcado para o início das atividades, um estudante foi preso, aparentemente sem nenhum motivo, em Brasília, durante as manifestações do 3º Dia Nacional da Luta pelo Passe Livre. Os estudantes não tinham começado o ato, pois as pessoas ainda estavam chegando na plataforma inferior da rodoviáira do plano piloto, local onde a manifestação estava marcada.

A manifestação em Brasília acabou antes mesmo de começar. Os presentes foram desarticulados por repressão policial. Um estudante da Universidade de Brasília (UnB) foi detido às 13h15. Membros do coletivo do Distrito Federal afirmam que prisão foi irregular, sem nenhuma acusação.
De acordo com o relato de um estudante H. B., da UnB, "O policial não só o algemou simplesmente, ele torceu os pulsos dele. E na saída da delegacia ele gritou - EU TO SENDO PRESO EM SITUAÇÃO IRREGULAR - , e torceram mais o pulso". De acordo com H.B., o militante preso era negro e usava um penteado dread lock.

"O rapaz não teve direito (tempo) de manifestar-se sendo agredido e algemado rapidamente. Os demais manifestantes presentes se prontificaram a esclarecer a situação, mas não houve explicação concisa por parte dos policiais. O estudante detido foi encaminhado a 2ª DP", afirmou

Quando tivermos mais informações, serão colocadas nesse blogue imediatamente, assim como se houver algum registro fotográfico da repressão sem motivo.

O Movimento Passe Livre Joinville repudia ações como essa, onde manifestantes são proibidos de exigirem seus direitos e de se manifestar, como diz a Constituição.

Pelo Direito Universal de Comunicação e Liberdade de Expressão. Não à Tortura! Não à Intolerância!

Movimento Passe Livre

0 comentários: