segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dia do Passe Livre tem protesto contra isenção de ICMS

"Ei, Darci de Matos, queremos passe livre e não só 5 centavos!". Sob esse grito, 80 pessoas participaram da 3ª Edição do Dia Nacional de Luta Pelo Passe Livre em Joinville. O grito de guerra refere-se ao projeto de lei do deputado Darci de Matos que isenta as empresas de transporte de Santa Catarina do ICMS. Com o projeto, as tarifas teriam a "drástica queda" de 5 centavos.


A concentração do dia do passe livre ocorreu, como sempre, na praça da bandeira, em frente ao terminal central. A bateria do movimento estava reforçada com novos instrumentos e latas. Como foi definido nacionalmente, a simbologia da 3ª Edição era um ônibus artesanal. Além disso, os manifestantes queimaram simbolicamente uma catraca no final do protesto e foram acompanhados de perto pela polícia Militar.



O monumento do Imigrante, na praça central, foi alvo de intervenções artísticas, e os dois rapazes de latão seguraram a faixa do Movimento Passe Livre e ostentaram narizes de palhaço, como os manifestantes.
O grupo também fez uma roda em frente a Passebus, empresa "terceirizada" que faz os bilhetes eletrônicos de acesso aos ônibus. Os relatos dos protestos pelo Brasil ainda não foram publicados nos blogues dos outros coletivos, mas assim que houver a atualização, nós postaremos aqui as atividades dos MPLs do Brasil.
Em Brasília, um militante foi preso antes mesmo da manifestação começar, de maneira arbitrária (ver na postagem abaixo). Já em São Paulo, um militante escreveu uma crônica sobre o ato, refletindo sobre o sentido do dia 26 de outubro. Por enquanto, estamos sem mais notícias ou imagens das manifestações nas outras cidades do país. Quando elas aparecerem, colocaremos aqui.
Veja também
Fotos do dia 26 de outubro de 2007 em Joinville (CMI)

0 comentários: