segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Dia Nacional de luta pelo passe livre - 26 de outubro

Às 16h, cerca de 100 estudantes e trabalhadores/as manifestantes concentraram-se na Praça da Bandeira e sentaram-se em círculo para debater questões como o objetivo da manifestação, assim como os métodos de luta e a forma de organização apartidária, autônoma e independente do MPL-Joinville.

Em seguida, os/as militantes seguiram em passeata, carregando diversas faixas e chamando a atenção ao som de apitos e caixa clara, em direção à câmara dos vereadores. Ao chegar na câmara queriam impedir nossa entrada, mas já que estávamos protegidos/as pela constituição, os policias não tinham argumentação e tiveram que permitir nossa entrada. Lá pretendíamos através da Tribuna Livre ler uma carta e debater, com nossos ditos, “representantes” na câmara os seguintes pontos; O passe-livre, Plebiscito sobre a municipalização do transporte coletivo em Joinville, e uma carta contra a inconstitucionalide da Lei do Passe-Livre aprovado em Florianópolis. Porém nossa democracia não deixou que o povo fala-se. O espaço não foi cedido e inexplicavelmente colocaram em votação o projeto de lei do passe livre - restrito e que nada tem haver com nosso movimento - do deputado Adilson Mariano. O projeto não foi aprovado. Os estudantes indignados, não pela não aprovação do projeto de lei, mais sim por não poderem ter vós e participação na nossa dita democracia, começaram a gritar palavras de indignação e gritos de guerra.

Após isso resolvemos deixar aquele teatro e voltamos as ruas, onde a população se encontrava, para com ela debater e chamar à luta do passe-livre. Seguimos ao terminal central, onde novamente realizamos uma assembléia popular e decidimos fazer um cordão e vagarosamente rodear o terminal, alterando assim parcialmente a rotina do terminal, já que nenhum ônibus ficou parado mais de 5 minutos e nenhum passageiro foi impedido de entrar no terminal.

Deu-se então o encaminhamento final da manifestação, com o recolhimento de assinaturas para o projeto de iniciativa popular.

Apesar da manifestação ter sido vigiada pela policia o tempo todo não demos motivos para nos baterem e o confronto foi evitado.

O movimento encerrou suas atividades com a certeza de que amanhã será maior.

Veja mais:

Fotos CMI | Fotos | Estudantes lutam pelo passe livre

Arquivo de 27 de outubro de 2005

0 comentários: