segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Conexão não tão ideal

Terminal do Itaum
Projeto Conexão Ideal ainda está longe de agradar

Passageiros ainda se confundem com mudanças feitas há um mês e reclamam do tempo de espera por ônibus

Taísa Rodrigues

Depois de um mês do lançamento do Projeto Conexão Ideal pela Gidion no terminal do Itaum, os resultados estão longe de agradar aos passageiros que utilizam as linhas que passam por bairros da zona Sul de Joinville. A proposta era deixar o usuário esperando menos no terminal, com o aumento da sincronia de itinerários e a transformação das oito principais linhas de domingo em duas grandes circulares. Mas as mudanças ainda confundem os passageiros, que continuam esperando muito mais do que desejavam para usar o transporte coletivo.
No terminal do Itaum não há mais cartazes nos pilares informando os horários nem as mesas que os fiscais utilizavam para distribuir tabelas e dar explicações. A média de espera para pegar os ônibus é de 20 minutos. A promessa da Gidion era de que o tempo seria reduzido para cinco minutos. Usuários reclamam também da redução de linhas.
O aposentado João Machado Filho, 64 anos, disse que não melhorou muito com as mudanças, embora não se importe de esperar. A linha 1211 - Tropical - Circular com Conexão Ideal é uma das utilizadas por ele. A costureira Odete da da Cunha, 56, que também pega o ônibus Tropical, não se conforma que aos domingos não tenha mais a linha que passa na 6 de janeiro. “Tenho de ir até a rua Monsenhor Gercino para pegar um ônibus. É bem complicado, não gostei assim”, reclamou.
Para quem mora no Morro do Amaral, a dificuldade é ainda maior. A aposentada Nadir Zirs, 69, e o marido Laurindo de Oliveira, 74, ficam “passeando” enquanto não chega o horário de voltar para casa. Segundo Nadir, às 11 horas, depois de ir ao centro da cidade, foram visitar a filha, porque ônibus para ir até o Morro do Amaral só tem às 12h45. “Falaram que ia melhorar, mas até agora nada”, comentou Nadir. Ruim também para o auxiliar de produção Júnior Roberto Ramos. Ele mora no Morro do Amaral e contou que os horários são bem complicados. “Se perder o ônibus, fico esperando quase duas horas.”
A mudança de horário prejudicou a zeladora Benta Inácio Camargo, 41. Para chegar até o trabalho, ela utiliza três ônibus. Antes a linha Tropical passava às 10h47 e agora, às 11h10. “Chego correndo no trabalho. Tenho de cuidar para não perder as outras linhas. Não dá tempo”, afirmou.
Há quem aproveite bem o longo tempo no ônibus. Como faz o casal Rafael Prestes dos Santos, 20, e Michelly da Silva, 17. Aos beijos, eles fazem o trajeto Itaum-Centro. “Não temos tempo, então aproveitamos o ônibus para namorar. Já que o horário não melhorou muito, a gente achou o que fazer”, disse Rafael.

taisa.rodrigues@an.com.br

Maratona de uma hora em quatro ônibus até o trabalho

A reportagem do jornal A Notícia acompanhou a maratona da auxiliar administrativa Marilise da Silva, 43, residente no bairro Paranaguamirim. Ela não vê melhorias. Além de o ônibus ter mudado o horário - fazendo com que ela percorra apressada um trajeto a pé até o trabalho –, a rota, que passa por mais bairros, agora demora mais tempo para chegar ao terminal. Antes, a linha Tropical passava perto de sua casa às 10h59. Hoje, às 11h15.
Chegando na estação da zona Sul, Marilise corre para pegar a linha Itaum até o centro e fica de olho no relógio. “Agora, é uma correria só. Não posso perder o outro ônibus senão chego atrasada ao trabalho. Os horários não fecham, é bem complicado. Ela afirmou que o trajeto mais demorado a deixa ansiosa. Chegando no terminal do centro, ela corre para pegar o ônibus da linha Rodoviária, que já estava saindo. Depois do desembarque na estação rodoviária, uma caminhada de oito minutos até a empresa. “Vou rapidinho que é para chegar às 12h12. É o horário em que começo a trabalhar. Chego bem cansada.”
Marilise passou uma hora nos ônibus. E assim é a vida de outros usuários. “Ficou bem pior deste jeito”, disse a operadora de caixa Lúcia Cristina de Araújo, 33, que também utiliza mais de dois ônibus para ir até o trabalho.
O encarregado da área de operações da Gidion Alamir Schelbauer estranhou as queixas dos passageiros. Disse que eles devem estar reclamando do passado. Segundo ele, uma equipe está monitorando diariamente o projeto e garante que desde o dia 3 de dezembro - início do Conexão Ideal - foram feitas diversas melhorias.
“Estamos ainda identificando estas reclamações para verificar o que pode ser feito”, afirmou. Alamir citou uma pesquisa feita pela empresa sobre os horários de domingo que mostrou 94% de aprovação. Mesmo assim, a partir do dia 8 de janeiro devem ser feitos outros acertos, avaliando também o que pode mudar, adiantou Alamir. Sobre os cartazes que não estão mais fixados no terminal do Itaum, ele explicou que os horários estavam defasados e por isso foram tirados.
De acordo com a Gidion, para garantir uma conexão ideal, sem demora, o passageiro deve consultar a tabela de horários distribuída na estação do bairro Itaum. Quem ainda não tem deve pedir aos fiscais do terminal. Também pode consultar o site www.gidion.com.br ou ligar para 0800475001 (somente nos dias úteis). (TR)

Fonte: http://an.uol.com.br/ancidade/2007/jan/03/Default.jsp

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